Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Covid mata ex-vereador Fernando William, do PDT


Ex-vereador Fernando William, do PDT (Foto: Divulgação)

Aos 66 anos, morreu na noite desta quarta-feira o ex-vereador Fernando William, do PDT. Ele estava internado há 25 dias no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, lutando contra a Covid-19. O pedetista chegou a apresentar melhora, mas uma infecção hospitalar agravou seu quadro de saúde, segundo informou a sua assessoria.

Nascido no Morro do Alemão, na Zona Norte, o carioca se formou em medicina na UFRJ e se especializou em cardiologia. Casado com Conceição Ferreira, ele deixa quatro filhos: Gregório Ferreira, de 36 anos, Maria Clara Ferreira, de 31 anos, Fernando William Moraes Ferreira, de 15 anos, e Valentina Ferreira, de 10 anos.

Em sua conta no Twitter, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lamentou a perda de um quadro partidário relevante e reconhecidamente valorizado no setor público.

“Meus mais profundos sentimentos de pesar pela perda irreparável de um exemplar homem público, pai e amigo. A constelação de estrelas celestes ganha mais uma estrela para nos iluminar. @FernandoPdt, que Deus o receba e conforte a dor de sua perda. Vá com Deus, querido amigo!”

Filiado ao PDT desde 1982 - três anos depois da fundação do partido por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro -, Fernando William iniciou sua vida pública em 1988. Fez sua base política na Leopoldina, bairro muito ajudado pelo médico desde a época da criação da Associação de Moradores e Amigos da Penha.

Com quatro mandatos na Câmara, Fernando William sempre foi um grande defensor das bandeiras pedetistas, nas áreas de saúde, educação e direitos humanos. Na última legislatura, encerrada em dezembro de 2020, presidiu as CPIs da Linha Amarela, das Obras Inacabadas e da sonegação de ISS por instituições financeiras.

Representativo, deixou um vasto legado ao longo da carreira legislativa. De um total de 54 projetos apresentados, 32 foram aprovados e viraram lei na capital.

Entre 2008 e 2019, ele também atuou na gestão municipal como secretário de Assistência Social. No governo do estado, entre 1999 e 2006, ocupou os cargos de secretário de Governo, de Projetos Especiais, da Criança e do Adolescente, além da Assistência Social.

O médico

Fernando William iniciou a carreira atendendo de graça as pessoas que não podiam pagar. Ele até construiu um posto de saúde no Grotão, na Chatuba, em regime de mutirão com a ajuda dos moradores.

Foi coordenador da Pastoral de Saúde da Igreja do Bom Jesus, na Penha, onde desenvolvia o intensou trabalho de assistência médica aos que não podiam pagar. Nessa época, ele foi aprovado no concurso Hospital da Posse de Nova Iguaçu (Inamps).

Na Maré, Fernando William conseguiu o primeiro espaço para atendimento médico da comunidade da Fundação Leão XIII. Depois uma senhora da comunidade, a dona Maria Amélia, cedeu a sua própria casa, simples, de alvenaria para Fernando William montar e fazer funcionar o primeiro ambulatório médico da Maré. Mais tarde, essa casa passou a se chamar Centro de Saúde Maria Amélia.

Atuou no Hospital Rocha Farias e no Hospital da UFRJ e fez parte da Sociedade de Assistência dos Médicos da Ordem do Carmo (SAMOC), além de ter trabalhado no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e no Abrigo Cristo Redentor.


Com informações do PDT

vila_de_melgaco.jpg
Anúncio_Denise.jpeg

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle