Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Crivella libera calçadão, mar e igrejas no Rio

Atualizado: Jun 2


(Imagem/Reprodução)

O prefeito Marcelo Crivella anunciou nesta segunda-feira (1o) o plano da Prefeitura do Rio de reabertura das atividades econômicas e de redução das medidas de isolamento social na cidade. A ação será dividida em seis fases, começando a partir desta terça-feira, e terminará em agosto. O que mais chama atenção é a liberação para atividades esportivas individuais no calçadão da orla e no mar, além da abertura de templos religiosos e funcionamento de lojas de móveis e de automóveis.

O comércio de rua ainda não poderá abrir as portas. As lanchonetes, bares e restaurantes continuam apenas no sistema delivery e take away.

De acordo com o cronograma da Prefeitura, as aulas nas escolas só serão retomadas em julho, com liberação gradual das restrições para as turmas da quinta a nona série e com rodízio de alunos que irá além da última fase do cronograma.

A reabertura promovida pela Prefeitura ocorre num momento em que a cidade registra 30.014 casos confirmados e 3.671 mortes por Covid-19, nesta segunda-feira. Esses números da capital representam 56% dos casos confirmados e 67% dos óbitos ocorridos em todo o estado.

Crivella diz que tudo será monitorado e, se for necessário, haverá recuos.

– A Prefeitura está tranquila para adotar tais medidas pelo fato de que fizemos as medidas necessárias, aceleramos nosso processo e nossos números de capacidade de atendimento melhoraram muito. Mas vamos monitorar para ver as mudanças e tomar medidas urgentes em caso de necessidade – afirmou.

91% dos leitos ocupados

Crivella disse também que o número de leitos de UTI e de enfermaria é fundamental para a reabertura. No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19, na rede do Serviço Único de Saúde (SUS), no município do Rio, é de 91%. Nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita da doença é de 75%. A Secretaria de Saúde informa também que em toda a rede do SUS na capital fluminense, que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais, há 1.861 pacientes internados com suspeita de Covid-19, sendo 687 em UTI.

Crivella admite que o município poderá utilizar a rede privada de saúde, se for necessária.

– Tivemos notícias de que a rede privada de saúde estava fechando unidades de tratamento da Covid-19. Vamos conversar com os hospitais particulares, pedir que deixem leitos reservas e não fechem todo o sistema – disse o prefeito.

O decreto municipal que permite a reabertura será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (02).

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle