Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Em dia marcado por 274 mortes no Rio pela Covid-19, Flamengo vence o Bangu no retorno do Carioca

Partida realizada ontem (18) sofreu duras críticas e protestos, devido o cenário de pandemia atual


Eduardo Gomes


Flamengo venceu o Bangu por 3x0 em retorno do Carioca marcado por críticas e protestos. Foto: fferj.com.br

O Campeonato Carioca voltou. Sem torcida e com muitos protocolos (e dúvidas) a serem seguidos. Utilizando sua força total, o favorito Flamengo venceu o Bangu por 3x0 nesse primeiro jogo do retorno. Mas a partida em si ficou em segundo plano, dentro de um contexto mais amplo de debates que cercavam essa volta da competição.


Enquanto o jogo ocorria no Maracanã na noite de quinta-feira, no mesmo dia 274 pessoas vieram a óbito no estado do Rio de Janeiro devido a Covid-19 (3º dia com o maior número de mortes no estado, desde o início da pandemia). É contraditório que a iniciativa de retornar com o futebol tenha partido, nesse momento, do estado que possui a maior taxa de letalidade no país em relação a mortes pelo coronavírus (9,6%, segundo os dados atualizados do Conselho Nacional de Secretarias de Sáude - CONASS). São, até o momento, 87.317 casos e 8.412 mortes confirmadas no Rio de Janeiro, segundo o CONASS.


O jogo em si, não teve nada fora do normal em relação ao contexto anterior à pandemia. Com gols de Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro Rocha, o time de Jorge Jesus retornou fazendo aquilo que mais se acostumou nos últimos tempos: vencer! Entretanto, no lado de fora do Maracanã, diferentes protestos de pessoas contrárias ao retorno do futebol nesse momento tão complexo do país e do estado, ganharam mais destaque que a partida em si.


Além de todos esses fatores, ainda tivemos como pano de fundo o fato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter, também no dia de ontem, assinado uma Medida Provisória (com grande apoio e pressão de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo) que quebra o monopólio dos direitos de transmissão do campeonato, que atualmente pertencem a Rede Globo. A partir de então, os direitos de cada jogo são acordados individualmente pela equipe mandante da partida, podendo essa ser transmitida em qualquer emissora que realizar a compra dos mesmos. Não sabemos até quando a MP irá vigorar mas, o fato, é que essa implantação também acirrou os ânimos na queda de braço já estabelecida entre Globo x Flamengo/ Governo Bolsonaro.


Hoje, Portuguesa x Boavista vão se enfrentar no Estádio Luso-Brasileiro. A 4ª rodada da Taça Rio terá sua finalização nos próximos dias 21 e 22 de junho. Botafogo e Fluminense continuam brigando na justiça para obterem o direito de não irem ao campo de jogo nesse momento, buscando um retorno apenas em julho. Analisaremos os próximos capítulos desse retorno que, marcado por uma precipitação desumana por parte de alguns dirigentes que ignoram todo o complexo cenário em que estamos inseridos, tem gerado também disputas e tensões diversas nos bastidores políticos e sociais.



Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle