Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Embuste: Bolsonaro revê data da exoneração de Weintraub


Com uma canetada BIC o presidente Jair Bolsonaro fez uma "retificação" na data da exoneração do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. A revisão, publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU), agora dá conta de que a exoneração teria início em 19 de junho, e não no dia 20, quando foi publicada a decisão anterior em edição extra do DOU. A nova redação transparece que houve um embuste com o objetivo de permitir a fuga de Weintraub assim como a sua entrada nos EUA com utilização indevida de passaporte diplomático, já que ele não viajou em missão oficial.

Nesta segunda-feira (22), sugerindo que pode ter havido prejuízo aos cofres públicos, o Ministério Público Federal pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue a eventual atuação do governo, particularmente do Ministério das Relações Exteriores, na fuga misteriosa do ex-ministro na noite da última sexta-feira (19).

Com risco de ser preso, o ex-ministro é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF): um, por ter pedido a prisão dos "vagabundos do Supremo Tribunal Federal" e, outro, por suas ligações com o esquema de ataques ao Congresso e ao STF e de disseminação de notícias falsas (fakenews) nas redes sociais.

Weintraub anunciou a demissão do cargo na quinta-feira (18), mas a exoneração dele só foi publicada no "Diário Oficial" no sábado (20), depois de seu irmão Arthur Weintraub ter informado em uma rede social que ele já estava na Flórida (EUA).

Weintraub teria entrado nos EUA com o visto especial como ministro de Estado, mas sem estar em missão oficial, o que poderia ser configurado como crime de improbidade administrativa.

Na representação enviada ao TCU, o subprocurador-geral Lucas Furtado pediu que o tribunal avalie a regularidade da gestão do Itamaraty sobre a utilização de passaporte diplomático e que apure se os custos da viagem causaram prejuízo aos cofres públicos.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle