Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Engenheiros da USP criam ventilador pulmonar de emergência e de baixo custo

Uma equipe de 40 engenheiros da Poli/USP, escola politécnica da universidade, aprovaram os testes técnicos de um ventilador pulmonar de emergência e de baixo custo criado por eles. O aparelho vinha sendo pesquisado e construído desde março. Batizado de Inspire, o protótipo seguiu para aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O aparelho tem três vantagens: pode ficar pronto em menos de duas horas; é feito de peças que podem ser encontradas no país, ou seja, não necessita de componentes importados; e custa cerca de R$ 1 mil, enquanto que o preço de outros existentes no mercado e de, em média, R$ 15 mil. O modelo desenvolvido pelos pesquisadores da Poli-USP foi registrado com uma licença open source. Qualquer pessoa interessada pode acessar o passo a passo de manufatura e fabricá-lo, desde que com a autorização da Anvisa. O professor Marcelo Knorich Zuffo, da Poli-USP, ressalta que o ventilador desenvolvido pela Poli/USP é para ser utilizado “em uma eventual condição catastrófica”, causada pela falta de ventiladores pulmonares comerciais. “Nosso projeto é de um aparelho de emergência. Estamos conversando com as autoridades para fazer uma delimitação bem clara sobre quais as circunstâncias em que esse ventilador deve ser usado”, ressalta o acadêmico, que divide a coordenação do projeto com o docente Raúl Gonzalez Lima, especialista em engenharia biomédica. O projeto está, atualmente, em fase de “integração e homologação”, com o sistema de inspiração e expiração já sendo testado, explica Zuffo. Agora a equipe também avança na validação química do padrão respiratório e mantém interlocução com o governo federal, para tentar emplacar parcerias que permitam a produção do ventilador em maior escala. *** Com informações da Agência Brasil.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle