Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

EUA vão explorar petróleo em refúgio de ursos polares


(Sputnik/Vera Kostamo)

O Departamento do Interior dos Estados Unidos aprovou na segunda-feira (17) um projeto que permite a exploração de petróleo e gás no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico (ANWR, na sigla em inglês), uma área de cerca de 6,3 milhões de hectares na costa norte do Alasca, considerada "último grande refúgio" da vida selvagem no país, abrigo de ursos polares e outros animais selvagens. Ambientalistas manifestaram indignação com a a decisão.

"O Congresso nos orientou a vender lotes na planície costeira do ANWR e demos um passo importante para cumprir nosso compromisso, determinando onde e em que condições o programa de petróleo e gás será realizado", afirmou o secretário do Interior, David Bernhardt, em comunicado.

"O anúncio de hoje é um momento histórico na jornada de 40 anos para desenvolver com responsabilidade os recursos energéticos de nosso estado e de nossa nação", garantiu o governador do Alasca, Mike Dunleavy.

Dunleavy destacou ainda o "passo definitivo na direção certa para desenvolver o potencial energético desta região, entre 4,3 bilhões e 11,8 bilhões de barris de reservas de petróleo tecnicamente recuperáveis".

ANWR é um refúgio da vida selvagem, lar de ursos polares, renas e outros animais, de forma que grupos ambientalistas não compartilharam do entusiasmo das autoridades e criticaram a decisão.

"O chamado processo de revisão realizado pela administração Trump é uma venda descarada do Refúgio Ártico, uma farsa desde o princípio. Nós os veremos no tribunal", comentou Lena Moffitt, da campanha Nossa América Selvagem de Sierra Club, em um comunicado reproduzido pela agência AP.


Exploração de petróleo no Ártico (Assessoria de Imprensa/Rosneft)

Nosso clima está em crise, os preços do petróleo despencaram e os principais bancos se recusam a financiar projetos no Ártico", explica Adam Kolton, diretor-executivo da Liga Selvagem do Alasca, em comunicado reproduzido pelo portal Phys.org. "E, no entanto, a administração Trump continua sua corrida para liquidar o último grande refúgio selvagem de nossa nação, colocando em perigo os povos indígenas e a icônica vida selvagem", concluiu Kolton.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle