FGV: 03 de Bolsonaro liderou fakenews nas eleições
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

FGV: 03 de Bolsonaro liderou fakenews nas eleições


Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), disseminador de notícias falsas nas eleições (Agência Brasil)

Os deputados bolsonaristas Daniel Silveira, Carla Zambelli e Bia Kicis e o blogueiro Oswaldo Eustáquio, citado em inquérito sobre notícias falsas no Supremo Tribunal Federal (STF), também entraram na lista apresentada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com informações publicadas neste domingo (29) na Folha de S.Paulo, blogueiros que já foram citados em inquéritos no STF sobre disseminação de fakenews e organização de atos antidemocráticos, além do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foram os principais impulsionadores de informações falsas sobre fraude eleitoral no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

As informações foram apresentadas em um estudo de monitoramento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV no Twitter.

Oswaldo Eustáquio, blogueiro preso duas vezes por ordem do STF, está no topo da lista. Ele cumpre prisão domiciliar e está proibido de usar as redes. Ao lado dele, parlamentares como Carla Zambelli, Bia Kicis, Filipe Barros e Daniel Silveira integram a lista.

Filho 03 do presidente da República, Eduardo Bolsonaro também é citado no levantamento da DAPP por participar ativamente. O objetivo do trabalho é descobrir quem está por trás da criação e divulgação das notícias falsas contra a Justiça Eleitoral.

De acordo com o monitoramento da FGV, cerca de 700 mil postagens sobre fraude do sistema eleitoral foram feitas entre o domingo (15) do primeiro turno na eleição e a última quinta-feira (26). A hashtag mais disseminada foi #votoimpressoja, com mais de 38 mil publicações.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page