Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Flordelis a caminho do Conselho de Ética da Câmara


Deputada federal Flordelis (PSD-RJ) deve ser levada ao Conselho de Ética da Câmara (Agência Brasil)

Com indicação de que os fatos já apresentados são indícios suficientes de quebra de decoro parlamentar, o corregedor da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Bengtson (PTB-BA), apresentou nesta quinta-feira (1º) ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um parecer recomendando que o processo da deputada Flordelis (PSD-RJ) siga para o Conselho de Ética da Câmara.

"Os fatos descritos no Requerimento de Representação e no Inquérito Policial que o instrui constituem indícios suficientes de irregularidades ou de infrações às normas de decoro e ética parlamentar", diz o relatório da corregedoria, que ouviu Flordelis por quase três horas no apartamento funcional da parlamentar na última semana.

No parecer, o corregedor diz que a denúncia é grave e "revela fatos potencialmente danosos à imagem do Poder Legislativo e dos seus membros".

Paulo Bengston diz que as investigações do assassinato "estão alicerçadas em conjunto probatório vigoroso, coeso, harmônico" que indica a participação de Flordelis.

"Tivemos ali no depoimento que ela nos fez, fizemos dez perguntas, ela explicou, falou direitinho, mas não trouxe as provas daquilo que falou. Para mim, fica muito Difícil não dar continuidade a um processo, já que tem a ausência de provas contrárias a acusação", disse Paulo Bengston após entregar o parecer a Maia, segundo o G1.

O caso chegou a corregedoria após Flordelis virar ré no processo do assassinato do marido dela, o pastor Anderson do Carmo, sendo acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do crime. A deputada nega sua participação.

Passo seguinte: após analisar o relatório, a Mesa Diretora deverá encaminhar o caso para o Conselho de Ética, que no momento não está funcionando por causa da pandemia. Será necessária a aprovação de um projeto de resolução para o conselho voltar a funcionar. Após tramitar no conselho, o plenário da Câmara decidirá pela cassação ou não.

Se o processo, ao final, resultar a cassação do mandato, Flordelis perderá a imunidade parlamentar e poderá ser presa. Ela vai responder pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Por determinação da Justiça, a deputada está sendo monitorada por tornozeleira eletrônica, devendo ficar em recolhimento domiciliar das 23h às 6h.

Em defesa apresentada por escrito, Flordelis diz que sua inocência será provada na Justiça. E afirma que tem sido alvo de "uma implacável perseguição midiática".

De acordo com a Constituição, um procedimento "declarado incompatível com o decoro parlamentar" é razão para cassação de mandato

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle