Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Fogo no Pantanal ameaça refúgio de onças pintadas

As queimadas descontroladas no Pantanal mato-grossense estão condenando à morte as populações remanescentes de animais em risco de extinção, que encontram no bioma seu último refúgio. Em agosto, a Fazenda São Francisco do Perigara, local de maior concentração mundial da arara-azul, perdeu ao menos 70% dos seus cerca de 25 mil hectares, grande parte de vegetação nativa. Os incêndios agora estão consumindo o Parque Estadual Encontro das Águas, região que abriga a maior quantidade de onças-pintadas no planeta.

Foto: ICMBio

Localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, ao sul de Cuiabá, o parque criado em 2004 tem 51 mil dos seus 109 mil hectares consumidos pelas chamas. A maior preocupação dos bombeiros militares e das brigadas de incêndio que atuam no local é que o fogo se alastre para o Leste do parque, onde se concentram as últimas populações de onças.


O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também vem atuando nas regiões de moradia, tentando evitar a propagação do fogo nas fazendas, pousadas e vilas, e nas mais de 140 pontes da rodovia Transpantaneira. Eles integram uma equipe formada por cerca de 140 pessoas, que inclui ainda militares da Marinha, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do ICMBio, do Ibama, e funcionários do Sesc Pantanal.


Aviões do ICMBio, do Sesc e uma aeronave Cougar UH-15 da Marinha têm lançado um volume de água de aproximadamente 30 mil litros nas frentes dos incêndios que avançam da porção sul do parque e nas proximidades de Porto Jofre, no município de Poconé (102 km de Cuiabá).


Só em agosto foram 5.935 focos de calor detectados, contra o mesmo mês em 2005, que registrou 5.993 incêndios. É o segundo maior número de sua história, desde o início do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle