Folha vê Kassio mais próximo de Bolsonaro do que parecia
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Folha vê Kassio mais próximo de Bolsonaro do que parecia


Desembargador Kassio Nunes Marques, escolhido por Bolsonaro para o STF, também é um CAC (Reprodução)

O nome do desembargador Kassio Nunes Marques indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a Folha de S. Paulo, é apontado como uma peça fundamental para esvaziar os poderes de investigadores que atuam em instâncias anteriores e pode assumir papel decisivo no movimento contrário aos métodos da Lava-Jato e que prioriza a presunção de inocência dos investigados.

O indicado por Bolsonaro, que ainda será sabatinado pelo Senado antes de assumir o cargo, deve herdar processos que incluem a investigação contra o próprio presidente, por supostas interferências na Polícia Federal, além do caso da rachadinha que envolve o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o ex-assessor dos Bolsonaros, Fabrício Queiroz, acusado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) de ser o operador do esquema criminoso. Caberá ao plenário do Supremo decidir se o filho do presidente terá foro privilegiado ou será julgado em primeira instância - no caso, pelo juiz Flávio Itabaiana Nicolau, do Tribunal de Justiça do Rio, que determinou a prisão preventiva de Queiroz e da mulher dele, Márcia Aguiar, e depois tornada prisão domiciliar por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Se o Supremo confirmar o foro especial para Flávio Bolsonaro, a tese de anulação das provas colhidas durante a investigação da rachadinha vai ganhar força.

Perfil conservador

O escolhido de Bolsonaro para a vaga do decano Celso de Mello, que se aposentará no próximo dia 13, tem um histórico religioso e de proximidade com os militares.

Kassio Nunes, segundo reportagem da Veja tem um passado de estudos no Colégio de Padres Diocesano São Francisco de Sales, em Teresina (PI). E há outro ponto de identidade bolsonarista: Kassio é um “CAC” – isto é, portador de “CR” (certificado) de Colecionador, Atirador e Caçador Esportivo, e possui duas pistolas (calibres 380 e 9 milímetros) em sua coleção, embora já tenha atirado com rifles e armas maiores. O próprio Bolsonaro confirmou a um seguidor no Twitter que seu candidato é um CAC, conforme na reprodução a seguir.


Kassio Nunes foi reconhecido pelo Exército e pela Aeronáutica, e ganhou do Exército a Medalha do Pacificador, por serviços prestados à instituição, no ano de 2012. No ano seguinte, foi condecorado com a Ordem do Mérito da Aeronáutica, também por reconhecimento pelos serviços prestados.

No campo político, a indicação representa tanto o peso político do Centrão, como acena para as bancadas da Bíblia e da Bala no Congresso.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page