Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Glicina, mais uma 'prova' de vida no planeta Vênus


(ESA-AOES)

Foi descoberta na atmosfera do segundo planeta do Sistema Solar mais próximo da Terra um dos aminoácidos que forma as proteínas dos seres vivos, outra prova potencial de que existe vida no planeta.

Um mês após a descoberta da fosfina nas nuvens de Vênus, novas pesquisas conduzidas por uma equipe de cientistas e publicadas no portal de pré-impressão arXiv permitiram encontrar glicina na atmosfera deste planeta.

A glicina, uma das primeiras moléculas orgânicas a surgir na Terra, não só tem um papel fundamental em dar vida, mas também é um elemento que se encontra mais frequentemente nas proteínas animais, o que pode ser um elo que permitiria comprovar a existência de vida no planeta mais quente do Sistema Solar.

"Sua detecção na atmosfera de Vênus pode ser uma das chaves para compreender os mecanismos de formação de moléculas prebióticas na atmosfera de Vênus. A atmosfera superior de Vênus pode estar passando quase pelo mesmo método biológico que a Terra bilhões de anos atrás", escreveu a equipe dirigida por Arijit Manna, pesquisador do Departamento de Física da Faculdade Midnapore em Bengala Ocidental, Índia.

Além disso, os pesquisadores encontraram a glicina em alturas semelhantes às da fosfina, apoiando a possibilidade de a vida se sustentar no ar do planeta. Os cientistas, que usaram o radiotelescópio ALMA, localizado no Chile, não notaram concentrações diferentes de glicina de dia e de noite.

Embora esta descoberta, que deve ser publicada na revista Science, levante a suspeita de que a vida existe em Vênus, ainda não é uma evidência firme que possa provar a teoria, advertem os autores do estudo.

Na Terra, a glicina é produzida em processos biológicos, mas é provável que em Vênus ela seja formada por outras reações fotoquímicas e geoquímicas que não são comuns na Terra.


Fonte: Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle