Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Governo adia anúncio de pacote social

Depois de uma reunião com o ministro Paulo Guedes (Economia) na tarde desta segunda-feira (24/8), o presidente Jair Bolsonaro decidiu adiar o evento de lançamento do pacote social e econômico do governo, que aconteceria amanhã (25/8), no Palácio do Planalto.

Agência Brasil

Na última semana, já com o evento planejado e a data marcada, membros do ministério da Economia reconheciam que as propostas não estavam prontas, mas afirmavam que o ato no Planalto seria feito mesmo assim.


O argumento era que a solenidade teria a finalidade de divulgar as linhas gerais das propostas do governo, que já vinham sendo ventiladas e apresentadas nos bastidores. A entrega oficial das propostas ao Congresso ficaria para um segundo momento, após a finalização dos textos legais.


Mesmo antes do adiamento, técnicos do Ministério da Economia já afirmavam que ações na área de emprego, como o programa carteira de trabalho Verde e Amarela e a desoneração de encargos trabalhistas não seriam apresentados na terça.


Além disso, divergências em torno do Renda Brasil atrasaram a finalização da proposta. Técnicos explicam que a pasta está fazendo os últimos ajustes na abrangência e no valor do benefício. Para compensar o novo programa, que poderá ter um custo anual de R$ 20 bilhões a mais que o Bolsa Família, Guedes propõe a extinção de assistências consideradas ineficientes, como abono salarial, seguro-defeso e farmácia popular.


De acordo com pessoas próximas ao ministro, a proposta do Renda Brasil não ficou pronta porque a equipe trabalha com diferentes cenários. O reajuste do valor vai depender do número de pessoas atendidas e da verba disponibilizada. Os técnicos também discutem a necessidade de controle das despesas públicas após a pandemia do novo coronavírus, o que pode impor uma limitação ao valor do benefício.


Assessores do presidente chegaram a defender que o evento fosse mantido para tentar reverter o desgaste de imagem causado por declaração de Bolsonaro no domingo (23/8), quando ameaçou agredir um jornalista que lhe perguntou sobre os depósitos feitos por Fabrício Queiroz na conta bancária de Michelle Bolsonaro. O presidente, porém, decidiu manter o adiamento, afirmando que propostas para a retomada econômica e de reforço social são temas sensíveis para serem divulgados de forma apressada.


O anúncio da reformulação do Minha Casa Minha Vida, que originalmente já seria apresentado em um evento separado, foi mantido para amanhã. O governo afirma que o novo programa, chamado de Casa Verde e Amarela, será mais amplo e contará com a regularização fundiária para diminuir o déficit habitacional, além do incentivo a reformas.


O programa prevê a regularização, a melhoria habitacional e a ampliação do acesso ao financiamento imobiliário. O governo quer baixar os juros, adotando taxas que variam conforme a renda.


No Senado, os líderes da bancada do governo avaliam que Bolsonaro terá dificuldade para aprovar mudanças na área social. A principal resistência seria a extinção de benefícios como o Farmácia Popular e o seguro-defeso.


*Com informações do Globo e da Folha Online.



Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle