Governo lança programa para regulamentar mineração em terras indígenas
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Governo lança programa para regulamentar mineração em terras indígenas


O presidente Jair Bolsonaro lançou nesta segunda-feira (29/9), ao lado do ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), o Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD), com foco na Amazônia. Entre as ações previstas no programa estão a regulamentação da mineração em terras indígenas e a ampliação de áreas de exploração mineral na região.


Divulgação / Isac Nóbrega, Eletronorte

“Isso nos orgulha e tem mostrado que o Brasil, ao longo dos últimos meses, está realmente indo no caminho certo”, disse o presidente ao anunciar o programa.


A regularização da atividade mineradora, prevista na Constituição Federal, foi a solução apontada pelo governo federal para combater o garimpo clandestino e estimular a legalização. Ao mesmo tempo, o governo também quer flexibilizar regras ambientais para permitir a mineração em áreas protegidas, aquelas que hoje são invadidas e exploradas de forma criminosa.


É o caso das reservas indígenas na Amazônia, menina dos olhos de Bolsonaro. Garimpeiro na juventude, desde que assumiu a presidência ele tem insistido na ideia de suprimir os direitos de posse das reservas dos índios, e de reduzir o tamanho de áreas de proteção permanente, com o objetivo de explorar os recursos naturais.


A mineração em terras indígenas é polêmica e depende de aprovação no Congresso. O tema já foi submetido aos parlamentares no início deste ano e deve voltar a ser discutido com a criação do PMD. Há uma forte resistência de lideranças indígenas, que têm denunciado ao mundo a invasão de suas terras por garimpeiros à revelia da lei, e também a grilagem. Há ainda a pressão internacional, inclusive de mecanismos de proteção aos direitos humanos da ONU, que poderão influenciar os parlamentares na hora da decisão.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page