Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Governo lança programa para regulamentar mineração em terras indígenas


O presidente Jair Bolsonaro lançou nesta segunda-feira (29/9), ao lado do ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), o Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD), com foco na Amazônia. Entre as ações previstas no programa estão a regulamentação da mineração em terras indígenas e a ampliação de áreas de exploração mineral na região.


Divulgação / Isac Nóbrega, Eletronorte

“Isso nos orgulha e tem mostrado que o Brasil, ao longo dos últimos meses, está realmente indo no caminho certo”, disse o presidente ao anunciar o programa.


A regularização da atividade mineradora, prevista na Constituição Federal, foi a solução apontada pelo governo federal para combater o garimpo clandestino e estimular a legalização. Ao mesmo tempo, o governo também quer flexibilizar regras ambientais para permitir a mineração em áreas protegidas, aquelas que hoje são invadidas e exploradas de forma criminosa.


É o caso das reservas indígenas na Amazônia, menina dos olhos de Bolsonaro. Garimpeiro na juventude, desde que assumiu a presidência ele tem insistido na ideia de suprimir os direitos de posse das reservas dos índios, e de reduzir o tamanho de áreas de proteção permanente, com o objetivo de explorar os recursos naturais.


A mineração em terras indígenas é polêmica e depende de aprovação no Congresso. O tema já foi submetido aos parlamentares no início deste ano e deve voltar a ser discutido com a criação do PMD. Há uma forte resistência de lideranças indígenas, que têm denunciado ao mundo a invasão de suas terras por garimpeiros à revelia da lei, e também a grilagem. Há ainda a pressão internacional, inclusive de mecanismos de proteção aos direitos humanos da ONU, que poderão influenciar os parlamentares na hora da decisão.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle