Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Guardas municipais já resgataram 167 gambás este mês em Niterói

Os agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal resgataram, no mês de setembro, 167 gambás em várias regiões da cidade. A ação mais recente, nesta semana, salvou filhotes tão pequenos que foram alimentados pelos guardas com o auxílio de uma seringa.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

O guarda ambiental Alcides Castellar, que participa de diversas ações do grupamento, explica que está na época de reprodução do animal e por isso os avistamentos podem ser mais comuns. Ele conta que sempre que os agentes resgatam um filhote, fazem a primeira avaliação e o alimentam.

No caso dos filhotes de gambás, após a alimentação eles podem ser levados para o Centro de Animais Silvestres no Rio de Janeiro ou reintegrados à natureza.


“Os gambás têm um papel muito importante na natureza: além de se alimentarem de escorpiões e baratas, eles comem frutas e espalham suas sementes. As pessoas devem evitar deixar lixo à céu aberto para não os atrair e acionar a Guarda Municipal, pelo telefone 153, para acionar o resgate dos animais caso seja necessário”, recomenda Castellar.


A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal possui agentes treinados para realizar o resgate adequado de animais silvestres. Apenas este ano, 1.402 animais foram salvos pelos agentes, entre gambás, bichos-preguiça, corujas e fragatas, entre outros. Do dia 1º ao dia 10 deste mês, já foram 191 animais silvestres.


Divulgação / Prefeitura de Niterói

Serpente


Os guardas também retiraram uma serpente escondida no telhado de uma casa em Itacoatiara, semana passada. Este ano, das 179 cobras resgatadas pela Coordenadoria, 107 não eram venenosas.


Quando venenosas, as serpentes são levadas para o Instituto Vital Brazil. Os animais não peçonhentos são reintegrados em áreas de proteção ambiental do Parnit, como no caso do animal resgatado em Itacoatiara.


O resgate foi feito após a moradora entrar em contato pelo telefone 153, atendido pela Guarda Municipal no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).  


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle