Hospital de Bonsucesso reabre parcialmente na quarta
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Hospital de Bonsucesso reabre parcialmente na quarta


Funcionários do hospital fizeram manifestação pela reabertura das alas não atingidas pelo fogo (Reprodução/Imagem)

Após vistoria do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na zona norte do Rio de Janeiro, afetado por incêndio na terça-feira (27), a Defesa Civil municipal interditou nesta sexta (30) todo o Prédio 1, por riscos estruturais. Entretanto, quatro alas (prédios 3, 4, 5 e 6) serão reabertas para atendimento ambulatorial e exames e voltarão a funcionar na próxima quarta (4).

"Terão continuidade as consultas ambulatoriais, sessões de quimioterapia, entrega de medicamentos oncológicos, realização de exames laboratoriais e retirada de resultados e doação de sangue. Emergências, cirurgias, internações, hemodiálise e exames de imagens, que funcionavam no prédio afetado, permanecem suspensos temporariamente até a conclusão dos reparos necessários", disse em nota o Ministério da Saúde.

Segundo o ministério, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, localizado no prédio 2 do complexo hospitalar, passará por avaliação técnica para o retorno dos atendimentos. Quatro pessoas morreram, após serem transferidas às pressas durante o incêndio - três delas estavam internadas para tratamento de coronavírus.

Na manhã desta sexta (30), funcionários protestaram na porta da unidade pedindo a reabertura. Eles gritaram palavras de ordem e erguiam cartazes pedindo a volta do atendimento à população.

Segundo o coordenador técnico da Defesa Civil, Eduardo Pierre, o órgão acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros desde o incidente, auxiliando na segurança e isolamento de áreas.

“Hoje, com o fogo já totalmente controlado, a Defesa Civil conseguiu fazer a vistoria geral nas instalações. Ontem, o telhado que existe entre os blocos 1 e 2, que é conhecido como Centro de Imagem, foi interditado devido a risco nas lajes de cobertura, que estão bastante fletidas [curvadas]".

"Há risco iminente de desabamento", disse Pierre, ressaltando que o Prédio 1 foi completamente interditado porque a estrutura como um todo está comprometida.

“Hoje, conseguimos ter acesso a todo o complexo, inclusive ao Bloco 1, e notamos que existem riscos na questão das instalações e na parte civil. Por isso, fizemos nova interdição de todo o Bloco 1. A administração do hospital recebeu essa interdição para que proceda a imediata recuperação e eliminação dos riscos. Estamos aguardando então a apresentação desse engenheiro responsável técnico”, acrescentou o representante da Defesa Civil.


Com Agência Brasil

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page