Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Inflação acelera com alimentos e tem maior alta desde 2002


(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Puxada pela alta dos alimentos que chegam na mesa das famílias brasileiras, a inflação acelerou e teve a maior alta para o mês de outubro desde 2002 - primeiros meses do governo Lula -, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (6). O crescimento foi de 0,86%, na comparação com setembro e, junto com os combustíveis, contribuiu fortemente para o aumento da inflação no mês, levando o indicador a acumular alta de 2,2% no ano. Em 12 meses, o IPCA está em 3,92%.

Os vilões foram os preços do tomate (18,69%) e outros itens como batata inglesa e frutas. As carnes, que continuam na estratosfera, subiram 4,25%. Outros vilões que já contribuem para o acumulado da inflação no ano, como o arroz e o óleo de soja, tiveram alta menos intensa em outubro que no mês de setembro - 13,36% e 17,44%, respectivamente, contra 17,98% e 27,54%.

Transportes (1,19%), em que são contabilizados os combustíveis e as passagens de avião, e artigos de residência (1,53%), em que estão eletroeletrônicos e produtos de informática, também registraram forte alta.

As passagens aéreas saltaram quase 40% no mês. Já os preços da gasolina arrefeceram e subiram 0,85%, frente a alta de 1,95% em setembro.

Segundo o IBGE , a alta dos preços foi generalizada em todas as 16 regiões pesquisadas.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle