Instituições de educação e cultura oferecem cursos online gratuitos durante a quarentena
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Instituições de educação e cultura oferecem cursos online gratuitos durante a quarentena

Quem quem gosta de estudar e quer aproveitar o tempo da quarentena para aprender coisas novas, se preparar para concursos, ou se capacitar profissionalmente, pode aproveitar a grande quantidade de cursos e palestras online oferecidos por instituições de educação e cultura. Tem conteúdo para todos os gostos, idades e saberes, muito deles gratuitos e de alto nível.


O Google lançou o site Em Casa, com conteúdos voltados para os temas trabalho, estudo e saúde, com dicas sobre como trabalhar em casa, como planejar atividades e estudar. A plataforma oferece material para quem está se preparando para o vestibular, através do Youtube Edu. Professores e profissionais que queiram dar aulas ou fazer palestras online, têm acesso liberado ao G Suite Educacional, com alcance de até 100 mil alunos.

A academia também entrou na corrente solidária do conhecimento durante a pandemia. A Estácio oferece mais de 100 cursos nas áreas de administração, gestão e engenharia, educação, gastronomia, e computação. O material didático está disponível na plataforma, com vídeos, e-books e testes. A USP oferece conteúdo liberado através de três plataformas: o canal no Youtube, E-aulas USP e Coursera. A Faculdade de Harvard (EUA) e a Universidade Aberta de Portugal também disponibiizaram cursos livres. Veja algumas opções de cursos gratuitos: - A Univesp (Universidade Virtual de São Paulo) dá acesso a aulas em seu canal no Youtube. De física a direito penal, passando por aulas com 50 minutos sobre história do Brasil, de 1500 aos dias de hoje. - Roseli Silva ministra curso online de introdução à macroeconomia, no Coursera USP. - A Escola Firjan SESI, em parceria com a Mangahigh, oferece uma plataforma com vários jogos de Matemática para estudantes das redes pública e privada, dos ensinos fundamental e médio. - O Senac EAD liberou diversos cursos, com certificado válido em todo território nacional. São mais de 70 opções, nas áreas de meio ambiente, turismo, gestão, saúde, comunicação, negócios e informática. Para inscrições e mais detalhes, basta acessar . Já o Senac RJ oferece, em parceria com a Cisco, cursos gratuitos na área de TIOs. - O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon disponibiliza 328 cursos online gratuitos. São vídeos para aprimorar competências da vida profissional. Entre eles, os módulos de Excel e inglês básicos; aposentadoria e finanças; estratégia e inovação; e comunicação oral. Para receber o certificado os participantes passam por um teste ao final. - A cozinheira Lorena Abreu disponibilizou um e-book gratuito, e em breve colocará videoaulas no ar. - O bioantropólogo Walter Neves remonta o caminho da evolução humana até o homo sapiens, em 12 aulas de 10 minutos, no Canal USP. - Fundamentos da filosofia política, justiça social e criminal, filosofia aplicada à compreensão de fatos atuais são os temas do curso de Michael Sandel, de Harvard. O curso dura 12 semanas e é em inglês. - A professora do núcleo de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, Paula Vedoveli, ministra o curso de introdução à geopolítica, com carga horária de 30 horas e certificado. - A Universidade Aberta de Portugal oferece curso sobre processos migratórios, em cinco tópicos que analisam o tema sob a ótica da psicologia, do direito, do serviço social, das relações internacionais e da atualidade.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page