Insumos para 1 milhão de doses da CoronaVac já em SP
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Insumos para 1 milhão de doses da CoronaVac já em SP

Atualizado: 4 de dez. de 2020


Governador João Doria, acompanhado do diretor do Butantan e do secretário estadual de Saúde (Reprodução)

Trazido da China, chegou a São Paulo nesta quinta-feira (3) o lote com 600 litros de matéria-prima da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Com esses insumos será possível fazer até 1 milhão de doses para tratar pacientes infectados por Covid-19.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o diretor do Butantan, Dimas Covas, e o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, estiveram no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, para acompanhar a chegada do material com o imunizante.

"Viemos receber aqui mais um lote da vacina CoronaVac, da vacina do Butantan, a vacina que vai salvar a vida de milhões brasileiros. Hoje recebemos insumos para 1 milhão de doses da vacina. Somados aos 20 mil que já recebemos, agora temos 1 milhão e 120 mil doses da vacina", disse Doria.

De acordo com o governador, até o início do próximo ano, o governo planeja receber mais de 46 milhões de doses previstas.

"Até o final deste mês de dezembro, estaremos aqui recebendo no Aeroporto de Guarulhos mais seis milhões de doses da vacina, totalizando 7 milhões 120 mil doses da vacina", ressaltou.

"E no próximo mês de janeiro, até o dia 15 de janeiro, mais 40 milhões de doses da vacina", acrescentou o governador.

Dimas Covas estima que a vacina poderá estar disponível a partir de janeiro.

Críticas ao governo

A vacina, porém, segue na terceira fase de testes e a eficácia ainda precisa ser comprovada para a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o governo paulista, o relatório final com os resultados dos testes será enviado ao órgão sanitário ainda em dezembro.

Doria criticou o cronograma do governo federal que aponta o início da vacinação no mês de março. O governador afirmou que os protocolos da Anvisa serão cumpridos e que São Paulo não irá aguardar até março. A CoronaVac ainda não foi incluída no plano de imunização do Ministério da Saúde.

Doria garantiu ainda que a vacinação em São Paulo será realizada mesmo sem investimento do governo federal. Segundo ele, na próxima segunda-feira (7) será apresentado um cronograma completo, que incluirá setores que serão priorizados na imunização, além de processos de logística.

São Paulo é o estado mais atingido pela pandemia no Brasil. Segundo os dados do Ministério da Saúde, o estado registra um total de 1.259.704 casos de Covid-19 e 42.456 mortes causadas pela doença. No país inteiro, mais de 6,4 milhões de casos foram confirmados, enquanto as mortes se aproximam de 175 mil.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page