Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Jair Bolsonaro (Aírton, Rafael e 05): negativo para Covid-19


O primeiro exame, com o codinome Airton, foi feito no dia 12 de março (Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro usou pseudônimos “Airton Guedes” e “Rafael Augusto Aves da Costa Ferraz” quando fez os exames para a presença do novo coronavírus. Um terceiro teste, da Fiocruz, o presidente foi identificado apenas pelo número “05”. Segundo adianta a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, os três exames deram resultado negativo e foram divulgados, nesta quarta-feira (13), por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowsky.

"O presidente, no entanto, manteve sua identificação assegurada ao informar ao laboratório seus documentos pessoais de forma correta, como o RG e o CPF, além da data de nascimento, o que tornaria inequívoco que os exames são de fato dele", afirma a jornalista.

O segundo exame, com o nome falso de Rafael, foi feito e liberado no dia 17 de março (Reprodução)

Estratégia de Bolsonaro

Se os exames deram negativo e há quase dois meses já sabia, por que o presidente insistiu em não mostrá-los? Este questionamento foi feito pelo jornalista Gustavo Alves, em artigo no Globo. Alves questiona se foi estratégia de Bolsonaro postergar a revelação para dividir “a atenção da opinião pública com outros temas em que o presidente patina: a disseminação do coronavírus, a troca de ministros da Saúde e da Justiça, o inquérito no STF sobre tentativa de interferência na Polícia Federal”.

E conclui: "Bolsonaro pode ter se livrado da Covid-19, mas isso não livra o país e nem seu governo de outros problemas. E a demora em confirmar que está bem de saúde reforça a impressão de que o presidente gosta de criar confusões menores para não enfrentar problemas maiores”.


No terceiro exame, feito em laboratório da Fiocruz, em 18 de março, o paciente é identificado como "05"

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle