Japão descobre nova cepa em turistas vindos do Brasil
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Japão descobre nova cepa em turistas vindos do Brasil


(Foto: Reprodução)

Depois de recentes preocupações com mutações do novo coronavírus detectadas no Reino Unido e na África do Sul, o Japão revelou ter encontrado uma nova variante da doença em quatro passageiros que regressaram ao país asiático neste domingo (10) após viagem ao estado do Amazonas. Eles desembarcaram no aeroporto de Haneda, em Tóquio, apresentando sintomas da Covid-19.

Após os exames realizados, autoridades sanitárias confirmaram a detecção da existência de uma nova cepa do SARS-CoV-2 proveniente do Brasil, segundo anunciou o canal CNA.

O jornal Japan Times relata que, entre as pessoas vindas do Brasil que desembarcaram no Japão, estavam um homem entre 40 e 50 anos, que foi hospitalizado, uma mulher de 30 a 40 anos com sintomas leves como dores de cabeça, e dois adolescentes: um menino com uma febre ligeira, e uma menina sem sintomas.

Todos testaram positivo no aeroporto, e de seguida tiveram um exame detalhado pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID, na sigla em inglês) do Japão, levando à descoberta de uma "cepa mutante".

Trata-se de uma variante de coronavírus diferente das do Reino Unido e África do Sul, embora compartilhem uma mutação comum. O NIID afirmou que a versão do Brasil não é altamente infecciosa, de acordo com os dados existentes, e que está investigando suas características. Recentemente, também foi descoberta uma cepa diferente na Nigéria.

O Japan Times também citou o NIID como dizendo que três pessoas que tiveram contato com uma das pessoas infectadas com a cepa do Brasil tinham tido contato próximo com um homem infectado pela cepa do Reino Unido.

Estado de emergência

Após a confirmação de casos da nova cepa do coronavírus, o país decretou estado de emergência e proibiu a entrada de estrangeiros no país. Segundo as autoridades de saúde, os casos de Covid-19 aumentaram substancialmente nas últimas semanas, o que aumenta a preocupação com a realização dos Jogos Olímpicos.

De acordo com as autoridades, foram confirmados mais 6.076 casos e 45 mortes por Covid-19 neste domingo, elevando os totais a 289.458 e a 4.080, respectivamente.


Com a Sputnik

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page