Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Jornais esperam decisão de Rodrigo para voltar a circular

Atualizado: Mar 30


Afetados pela quarentena imposta pelo prefeito de Niterói a quase todos estabelecimentos comerciais, jornais e jornaleiros de Niterói aguardam o cumprimento de uma promessa feita por Rodrigo Neves há três dias, em transmissão pelo Facebook, de autorizar na próxima semana a reabertura das bancas de jornais de Niterói. A ordem do prefeito, baseada na estratégia adotada pela administração municipal - e apoiada em editorial pelo jornal TODA PALAVRA - de interromper a circulação de pessoas nas ruas, como forma de conter o avanço da pandemia do coronavírus, trouxe, porém, como efeito colateral a suspensão da distribuição e venda dos jornais impressos.

Niterói - ao contrário da capital e da vizinha São Gonçalo, por exemplo - foi a única cidade da região metropolitana a impedir o funcionamento das bancas de jornais, causando a suspensão da circulação de jornais e revistas, veículos fundamentais na propagação de informações inequívocas necessárias sobretudo em momentos de insegurança social como o atual. O município de São Gonçalo chegou a publicar um decreto, a exemplo da iniciativa do presidente da República, onde toda a cadeia de produção dos jornais e demais meios de comunicação é considerada como serviço essencial cuja atuação não pode ser interrompida.

A interrupção da livre circulação de jornais pode, inclusive, ser considerada como uma forma de censura à imprensa, que é vedada pela Constituição federal. Porém, tanto os jornais quanto a Aproban - Associação de Jornaleiros de Niterói e São Gonçalo -, que chegou a enviar ofício a Rodrigo Neves, estão considerando, até o momento, que a atitude de Rodrigo - embora equivocada do ponto de vista legal e constitucional - foi pautada em uma estratégia rigorosa para frear o avanço da epidemia na cidade neste momento.

Parlamentares, como o deputado estadual Waldeck Carneiro e os vereadores Leonardo Giordano e Beto da Pipa, além do secretário Fabiano Gonçalves, fizeram gestões junto ao prefeito para que reconsiderasse a reabertura das bancas. Há três dias o próprio Rodrigo divulgou um pronunciamento em vídeo, através do seu perfil no Facebook, anunciando para a semana que vem a reabertura das bancas.

Além de vender informação e cultura, através de jornais e revistas, as bancas de jornal disponibilizam hoje vários produtos de consumo diário. Uma rede de solidariedade chegou a ser formada por mais de 40 jornaleiros da cidade, que se oferecem a levar, além do jornal e de outros artigos de primeira necessidade que distribuem, produtos necessários às pessoas que estão de quarentena e não podem sair de casa, desde o pão matinal até pequenas compras de mercado.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle