Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Lionel Messi mais próximo de Manchester

City lidera corrida para contratar o argentino, que afirmou não querer ficar no Barcelona. Inter de Milão e PSG correm por fora.


Edu Gomes

Futuro de Lionel Messi tem agitado o Mercado da Bola na Europa. Foto: Instagram Oficial/Lionel Messi

Desde a última segunda-feira (25), quando o argentino Lionel Messi informou oficialmente à diretoria do Barcelona que não vai querer continuar no clube, o mundo do futebol tem girado em torno de seu nome.


Muitas especulações surgiram acerca de um possível destino do argentino, seis vezes vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo. Manchester City, da Inglaterra, Internazionale de Milão, da Itália, tal como o PSG, da França, surgiram como os principais possíveis destinos para o jogador.


O Manchester City tem a seu favor o interesse, já declarado por Messi, de jogar na Premier League e de ser novamente treinado por Pep Guardiola, técnico com quem mais foi vitorioso no Barcelona, tendo sob seu comando ganho duas Ligas dos Campeões (2008/09 e 2010/11). Guardiola tenta levantar o projeto do City, exatamente, em busca do maior título europeu, conquista até hoje nunca alcançada pelo clube em sua história. O mais longe que o City conseguiu chegar na competição, foram as semifinais de 2015/16, quando acabaram eliminados pelo Real Madrid. Desde que chegou ao clube, em 2016/17, Pep não conseguiu ultrapassar as quartas-de-final comandando os azuis de Manchester. Na temporada encerrada no último domingo, a equipe caiu exatamente nas quartas, tendo sido eliminada pelo Lyon, da França. Talvez Messi seja a cereja do bolo que falta para um elenco já muito forte e competitivo, mas que nunca conseguiu avançar para uma final da principal competição de clubes da Europa.


Inter de Milão e PSG correm por fora, mas atentos à possibilidade de contarem com Messi na próxima temporada. Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, a Inter, comandada por Antonio Conte, busca um jogador que possa liderar o projeto de reconstrução do clube, que nesse ano conseguiu grandes feitos mas bateu na trave na busca por títulos, sendo vice-campeã italiana (apenas um ponto atrás da Juventus de Cristiano Ronaldo) e da Liga Europa. O objetivo é dar saltos maiores e retornar aos dias de glória do clube, sendo Messi o nome ideal para liderar esse projeto. A imprensa italiana divulgou notícias, inclusive, de uma possível compra de imóvel por parte de Lionel Messi em Milão, o que acendeu ainda mais as especulações sobre uma possível transferência para o clube.


Já no lado dos franceses do PSG, o que pode fortalecer para uma possível transferência do argentino é o projeto de fazer com que a equipe francesa possa se tornar campeã europeia pela primeira vez e, também, a chance de jogar novamente ao lado do brasileiro Neymar. Os dirigentes do clube, vice-campeão da Champions no último domingo, em final que culminou com o título do Bayern de Munique, enxergam a possibilidade de formar um trio de frente com "Messi, Neymar e Mbappé", como a solução dos problemas da equipe na busca por saltos maiores. O fato de conhecer o brasileiro Neymar pode ser um fator positivo mas, também, negativo, já que um dos motivos do camisa 10 da seleção brasileira ter saído do Barcelona e rumado à França em 2017, foi exatamente a busca por ser o principal protagonista em uma equipe envolvida com grande projetos, fato que no Barcelona de Messi, por melhor que jogasse, dificilmente alcançaria.


Manchester United, Inter de Miami e Newell's Old Boys são outras opções citadas pelos periódicos espanhóis, porém mais remotas. O United, rival do City em Manchester, apesar de gigante e um dos clubes mais ricos do mundo, não oferece hoje à Lionel a possibilidade de um projeto vencedor em curto prazo, como pode oferecer a equipe comandada por Pep Guardiola. Já o Inter de Miami, time de David Beckham, sonha com um grande nome para liderar seu projeto na MLS e, nessas condições, Lionel apareceria como uma grande opção. Porém, a possibilidade de ainda jogar em alto nível por mais alguns anos, o afasta tanto dessa possibilidade como da última aqui citada, o Newell's, clube argentino que Messi afirma ser torcedor e onde possui o sonho de encerrar sua carreira como jogador.


Messi possui contrato com o Barcelona até junho de 2021. A multa para a quebra de contrato gira em torno dos 700 milhões de euros, algo inviável mesmo para os cofres dos clubes mais ricos do mundo, ainda mais em um cenário marcado pela crise econômica global gerada pelos efeitos da pandemia da Covid-19. Se não for vendido agora, mas também não renovar seu vínculo, o jogador pode sair sem custos no mercado de janeiro de 2021.


Porém, na última segunda (25), ao comunicar oficialmente seu desejo de sair so clube, Messi quis fazer valer uma cláusula existente em seu contrato: de acordo com seu atual vínculo, se comunicasse a diretoria do Barcelona até 31 de maio de 2020 que teria o interesse em deixar a agremiação (ou seja, antes da temporada 2019/20 se encerrar), Messi poderia sair sem custos, quebrando assim a multa vigente. O comunicado não ocorreu dentro deste prazo, já que a temporada só se encerrou agora, em agosto, devido a pandemia. Mas Messi argumenta exatamente que, como o término das disputas foi postergado, dentro desse ano atípico, estaria no direito de se utilizar da cláusula então vigente em seu contrato.


O Barcelona segue irredutível e não pensa em negociar o jogador. Ainda segundo o periódico Mundo Deportivo, o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, afirma que não irá vender Messi e que conta com ele para a próxima temporada, já que possui contrato em vigor com o clube. Os jogadores do Barcelona se reapresentam no próximo domingo (30) para a realização de exames para o início da pré-temporada para o ano de 2020/21. Existe uma grande expectativa para saber se Messi estará ou não presente nesta data.


Pela história que Lionel construiu no clube, é esperado que haja negociações entre jogador e diretoria para se chegar num consenso. Inclusive, a possibilidade do Barcelona abrir mão da multa de 700 milhões de euros, tem sido ventilada, apesar de negada pela diretoria até o presente momento. Messi é considerado o maior jogador da história do Barcelona. Revelado pelo clube, único que atuou em toda a carreira, o argentino fez até aqui 731 jogos e anotou 634 gols, o que o torna o maior artilheiro da história da agremiação catalã e, também, o segundo atleta com mais partidas disputadas (atrás apenas do espanhol Xavi). São 33 títulos oficiais como jogador do Barça, sendo 4 Liga dos Campeões, 3 Copas do Mundo de clubes, 10 Campeonatos espanhóis, 3 Supercopas da Europa, 6 Copas do Rei da Espanha e 7 Supercopas Espanholas. Ficando ou saindo do clube, definir o melhor caminho para que toda essa história construída não seja manchada, é também um dos objetivos centrais do jogador argentino.



Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle