Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Lucchesi: 'A História será impiedosa com os profetas da necropolítica'


A Academia Brasileira de Letras expressou publicamente, em nota assinada pelo seu presidente, Marco Lucchesi, o seu pesar pelas mortes causadas pela Covid-19 no Brasil.

Na dura nota contra a política adotada pelo governo brasileiro, Lucchesi classifica a pandemia no Basil como a "guerra mais devastadora que jamais se abateu sobre o país" e anomina como a "guerra da incúria", pela ausência de uma política sanitária "substantiva".

Atenta aos riscos, a Academia foi uma das primeiras instituições a declarar a suspensão de suas atividades abertas ao público, em março deste ano.

Em maio, Lucchesi determinou que a bandeira da Casa fosse hasteada a meio pau, por três dias, mostrando a dor da instituição diante das perdas em todo o Brasil. Nesta triste marca, a Academia repete esse gesto de solidariedade.

Leia a nota da ABL:


A Nação Ferida

"Hoje atingimos o assombroso número de cem mil mortos. Trata-se da guerra mais devastadora que jamais se abateu sobre o país.

A guerra da incúria, a guerra da ausência de uma política sanitária substantiva. Uma lição de altíssima desumanidade, dos que reduziram a defesa da vida a uma intolerável precificação.

A bandeira da Academia está a meio-mastro: em sinal de luto e de solidariedade às famílias atingidas pela dor.

A História será impiedosa com os profetas da necropolítica. Não perdoará quem desonrou o múnus do cargo.

Choramos nossas vítimas. A nação está ferida."


Marco Lucchesi, Presidente da ABL.


Ações culturais

A Academia continua oferecendo iniciativas culturais através de seu portal e redes sociais durante toda a semana, como apresentações teatrais, de música, de conferências, podcasts comemorativos, além da participação virtual de seus acadêmicos e de outras Academias. Dessa forma, a ABL continua com seu compromisso com a sociedade de promover o acesso à cultura.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle