Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Mais de 500 artistas assinam manifesto contra Regina


Regina Duarte na CNN Brasil: entrevista disparatada com grande repercussão (Reprodução)

Chico Buarque, Caetano Veloso, Lulu Santos, Adriana Esteves, Fafá de Belém, Selton Mello, Marieta Severo, Miguel Falabella, Paulo Betti, Rita Lee, Samuel Rosa, Fabio Porchat, Luís Fernando Veríssimo e Fernando Meirelles estão num grupo de 512 artistas, produtores culturais e intelectuais que assinaram manifesto de repúdio à atuação da atriz Regina Duarte à frente Secretaria da Cultura do governo Bolsonaro. “Não nos representa”, afirma a carta.

"Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura", diz o manifesto.

"Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão. Ela não nos representa", continua a carta.

Regina foi criticada por muitos representantes da área cultural por ter aceito o cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro. Ela também vem sendo cobrada pelos artistas a promover políticas de proteção ao setor durante a epidemia do coronavírus.

"Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988", afirma trecho da carta.

Mais repúdios

Durante a última semana, vários atores se manifestaram pelas redes sociais contra Regina por suas declarações na entrevista ao canal CNN, na última quinta-feira (7), na qual desdenhou da tortura e dos mortos durante a ditadura.

“Não dá pra desculpar o seu deboche com torturados pelo Estado, sua naturalização da barbárie.” (Bruno Gagliasso)

"Foi muito pior do que eu pensava.” (Tonico Pereira)

“Asqueroso. A cultura não tem a menor chance nesse cenário terrível.” (Hugo Moura)

“Viram quem é a namoradinha fascista do Brasil? De nada.” (José de Abreu)

“Você não tem humanidade, Regina Duarte? Que vergonha! Que horror! Que triste…” (Débora Bloch)

“Completamente drogada de fascismo.“ (Paulo Vieira)

"Que triste." (Alessandra Negrini)

"Regina, não é doida. Regina é má. Ignorante. Autoritária. Fascista.” (Humberto Carrão)

Leia a íntegra do manifesto:

"Brasil, 08 de maio de 2020

Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.

Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.

Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.

Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.

Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura.

Ela não nos representa."

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle