Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Morre Gerson King Combo, o 'James Brown brasileiro'


(Divulgação)

"O rei morreu, o rei está morto. Deus, salve o rei". Esta era uma das tiradas mais marcantes entoadas por Gerson King Combo no hit "God Save the King". Cantor pioneiro do soul e do funk com sua Banda Black Rio, ele morreu na noite desta terça-feira no Posto de Assistência Médica de Irajá, na Zona Norte do Rio, aos 76 anos, em decorrência de complicações da diabetes que o atormentaram nos últimos meses.

"O rei morreu", lamentou o empresário Rômulo Costa, responsável pelo seu lançamento em 1977 em um baile da Furacão 2000 na quadra da Império Serrano, em Madureira. "Ele chegou lá dirigindo uma limousine branca, usando aquela capa que marcou a sua trajetória até hoje", recorda Rômulo. "O Gerson, juntamente com Toni Tornado e Tim Maia, foi um dos maiores ícones do Movimento Black Rio e do Soul Music. Ele estourou na mesma época em que James Brown dominava a cena do funk internacional. Por isso ficou conhecido como o 'James Brown brasileiro'", disse o dono da Furacão 2000, maior referência do funk nacional.


Gerson e a limousine (Divulgação)

Gerson Rodrigues Côrtes nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1943. Usando o nome real, ele fez parte de bandas, como Renato e Seus Blue Caps, Fevers e Fórmula Sete. O primeiro álbum, "Gérson King Combo Volume I", saiu em 1977.

Seu maior sucesso foi a música "Mandamentos Black", que virou trilhas sonoras de filmes e séries.

O refrão ficou famoso por causa dos versos "Dançar como dança um black / Amar como ama um black / Andar como anda um black / Usar sempre o cumprimento black / Falar como fala um black / Eu te amo, brother."


Nos anos 90, Gerson trabalhou como coordenador de eventos de uma fundação para crianças carentes. Nos anos 2000, retomou a carreira, se apresentando em shows pelo Brasil afora.

Seu último trabalho musical foi "Uma chance ao vivo", do álbum "Gerson King Combo 70 anos". No lançamento, ele se apresentou com a banda SuperGroove no Teatro Rival, no Rio.


Na página oficial da Furacão 2000, a homenagem ao ícone do soul e do funk (Divulgação)

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle