Morre Paolo Rossi, carrasco do Brasil na Copa de 82
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Morre Paolo Rossi, carrasco do Brasil na Copa de 82


Paolo Rossi em ação contra o Brasil na Copa de 82, na Espanha (Fotos Públicas)

Autor dos três gols que eliminaram a Seleção Brasileira do técnico Telê Santana na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, o ex-atacante italiano Paolo Rossi morreu, nesta quarta-feira (9) aos 64 anos, em consequência de um câncer de pulmão descoberto há pouco tempo. Nos últimos anos, Rossi trabalhou como comentarista de TV.

Naquela Copa, Paolo Rossi foi artilheiro com seis gols e a Itália foi campeã. Mas o jogo histórico do Mundial foi a vitória italiana por 3 a 2, ainda na fase das quartas de finais, sobre uma das maiores seleções de todos os tempos, com craques como Leandro, Junior, Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico.

Rossi deixa a mulher Federica Cappelletti, com quem era casado desde 2010, e três filhos: Sofia Elena, Maria Vittoria e Alessandro.

Títulos e escândalo

Paolo Rossi começou a jogar na Juventus, clube onde viveu os melhores momentos da carreira, tendo conquistado duas vezes o Campeonato Italiano (1981/82 e 1983/84), a Copa Europeia (atual Liga dos Campeões da Uefa), em 1984/85, a Supercopa da Uefa em 1984, a extinta Recopa Europeia, em 1983/84, e a Copa da Itália, em 1982/83.

Rossi nunca jogou em clube fora da Itália. Além da Juve, teve passagens também por Como, Vicenza, Milan e Hellas Verona, onde encerrou a carreira, em 1987.

Rossi foi suspenso por três anos em 1980, quando atuava pelo Perugia, acusado de envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados conhecido como "Totonero". Posteriormente, sua pena foi reduzida a dois anos, o que permitiu sua convocação para a Copa da Espanha e sua grande consagração.

O jornalista Enrico Varriale, comentarista esportivo da TV RAI, lamentou a morte de Bambino D'Oro, como era chamado na Itália, lembrando da paixão "daquele verão de 82".

(Uma notícia muito triste: Paolo Rossi nos deixou. Inesquecível Pablito, que fez todos nós nos apaixonarmos naquele verão de 82 e que tem sido um colega de trabalho precioso e competente na RAI nos últimos anos.

Descanse em paz. querido Paolo.)

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page