Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Movimentos pela democracia se ampliam com as "organizadas"


(Imagem/Reprodução)

Se no passado foram os partidos políticos, os sindicatos e as centrais sindicais que deram os primeiros passos da luta pela democracia nas ruas, o presente aponta para um novo personagem entre os movimentos populares que, em meio à pandemia, denunciam, nas ruas, os novos agressores das liberdades democráticas. São as torcidas organizadas de clubes de futebol, como ficou demonstrado no último fim de semana e promete se estender pelos próximos, como vem sendo anunciado nas redes sociais. Mas as "organizadas" não estão só. Com caráter suprapartidário, multiplicam-se as iniciativas para defender a democracia e se opor às ameaças e manobras golpistas. Pouco a pouco, começa a se criar no país um clima que tem sido comparado ao da época do movimento pelas Diretas Já (1984).

Naquele movimento, a partir das principais lideranças políticas e sindicais, formou-se ampla unidade pela democracia que acabou resultando um ano depois no fim da ditadura militar.

Os principais movimentos que expressam o sentimento de unidade democrática no momento são, além das torcidas organizadas, o Movimento Estamos Juntos, que foi lançado no sábado (30) e alcançou nesta segunda-feira (1o) a marca de 224 mil assinaturas, a campanha Somos 70% - criada a partir da iniciativa anterior e viralizada nas redes sociais - e o Basta!, que agrega advogados e juristas, segundo informa a Folha de S.Paulo.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle