MPE estoura 'gabinete do ódio' dos Garotinhos, em Campos
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

MPE estoura 'gabinete do ódio' dos Garotinhos, em Campos


O Ministério Público Eleitoral (MPE-RJ) denunciou o candidato a prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladmir Garotinho (PSD), e o vice, Frederico Paes (MDB), por abuso de poder econômico e por promover uma versão campista do "gabinete do ódio" contra adversário político. Na denúncia apresentada ao Juízo da 75ª Zona Eleitoral, a promotoria pediu a condenação à inelegibilidade de oito anos do filho de Garotinho e Rosinha, além do candidato a vice.

Na sexta-feira (27), os promotores realizaram uma operação de busca e apreensão em 11 endereços vinculados aos disseminadores de fakenews, entre os quais falsos jornais que circulam na internet divulgando notícias inverídicas contra o candidato da oposição Caio Vianna (PDT), que tem como articulador político de sua campanha o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT).

De acordo com a ação, o candidato Wladimir estaria usando o seu perfil pessoal no Facebook para divulgar posts, de forma impulsionada, com conteúdo sabidamente inverídico, em desfavor do adversário. A ação ressalta que a prática de disseminar fake news neste caso contou com recursos de campanha para fazer impulsionamento ilícito. A prática, segundo o documento, também desrespeitou decisão liminar proferida pela Juízo da 75º Zona Eleitoral que havia determinado a retirada do conteúdo do ar, o que não foi cumprido.

O MPE relata que alguns meios de informação, que se apresentam como “jornais” ("Muda Campos”, “ClickCampos” e “Noticias Campos”) também expuseram e propalaram as notícias falsas, e, mesmo após decisão liminar e decisão definitiva informando tratar-se de notícia falsa, continuaram divulgando tais informações. Ainda segundo o MPE, foi observado que pelo menos dois “jornais” são de fachada, sem existência no mundo real, sem CNPJ, sem personalidade jurídica, sem capacidade jurídica, ambos publicando informações a partir de falsidade ideológica.

A investigação descobriu que alguns dos "perfis pessoais" de apoiadores de Wladmir Garotinho eram os mesmos que se ocultavam por trás dos “jornais”, fazendo publicar notícias favoráveis ao mesmo candidato investigado e desfavoráveis a Caio Vianna, inclusive com notícias falsas compartilhadas, difundidas e curtidas por dezenas de outros apoiadores. Também apurou que, embora responsáveis pelos ditos jornais, eles não eram jornalistas.

Diante da reiteração da prática de disseminação de fakenews, a promotoria requereu a busca e apreensão em endereços ligados aos responsáveis por espalhar essas notícias. Wladimir e apoiadores são investigados por crime eleitoral, em apuração de possível formação de quadrilha, divulgação de fake news e falsidade ideológica. Os detidos em flagrante na operação foram encaminhados para a delegacia.


Desmentido oficial

Para desmentir as informações que foram espalhadas pelo "gabinete do ódio" campista, o procurador-geral do município, José Paes Neto, gravou um vídeo no qual esclarece que o projeto para aprimorar o novo Código Tributário do município, que tramita na Câmara, traz redução de impostos para transferência dos taxistas, e para alguns eventos, e que não há aumento de alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

“Não está sendo criada nenhuma taxa de publicidade. Ela já existe há muito anos. Sobre as taxas de eventos, antes, era um valor único para qualquer tipo de evento (25 Uficas para o organizador e 5 Uficas para o participante). O valor máximo continua o mesmo, mas, agora, existe uma divisão entre os diversos tipos de eventos. Muitos eventos terão grande redução e outros terão isenção como os de caráter beneficente, por exemplo, assim como eventos com o apoio da Prefeitura, que também poderão ter essa isenção”, diz o procurador.

Outro desmentido se refere a placas que identificam estabelecimentos: “A isenção da cobrança para placas que identificam estabelecimentos está mantida. O que está sendo feito é uma correção para evitar dúvidas na hora da fiscalização. Não há criação de taxas e nem proposta de reajustes de taxas”, pontuou Paes Neto.




Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page