MPF cobra decisão da Justiça para afastar Salles
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

MPF cobra decisão da Justiça para afastar Salles

O Ministério Público Federal (MPF) está cobrando da Justiça Federal no DF uma decisão sobre o pedido de afastamento de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. Salles responde a uma ação de improbidade administrativa pelo desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção ambiental. A ação foi ajuizada pelo MPF em 6 de julho.


No dia 23 de setembro, o MPF enviou uma petição à Justiça Federal, alegando que há perigo na demora de uma resolução.


Divulgação / Iberê Perissé, Projeto Solos

“A permanência do requerido Ricardo Aquino Salles no cargo de ministro do Meio Ambiente tem trazido, a cada dia, consequências trágicas à proteção ambiental, especialmente pelo alarmante aumento do desmatamento, sobretudo na Floresta Amazônica”, diz o MPF na petição.


Nesses três meses em que o processo aguarda decisão, o desmatamento continua ocorrendo em patamares elevados, com aumento vertiginoso de focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal.


“Caso não haja o cautelar afastamento do requerido do cargo de ministro do Meio Ambiente, o aumento exponencial e alarmante do desmatamento da Amazônia, consequência direta do desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente, pode levar a Floresta Amazônica a um “ponto de não retorno’, situação na qual a floresta não consegue mais se regenerar”, alerta o texto, que cita dados sobre os recordes de queimadas.


“Quanto ao Pantanal, a crise vivenciada é notória: o ano de 2020 já bateu o recorde histórico de queimadas no bioma, com comprometimento de mais de 21% desse bioma único, a maior planície alagada do planeta, com perda inestimável de biodiversidade e morte de milhares de animais”, escreveu o MPF na petição enviada à Justiça.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page