Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Museu Janete Costa abre mostra com 50 artistas

O Museu Janete Costa de Arte Popular abre amanhã (9/9, quarta-feira), a exposição ‘Entre Fragmentos e Frestas’, com cerca de 80 obras, de 50 artistas, como Izabel Mendes, Agnaldo Santos, Itamar Julião, Chico Tabibuia, Jadir João Egídio, Mestre Didi, Mestre Guarany, Wuelyton Ferreiro, Maurino Araújo, Benedito, entre outros, cujas descendências africanas, além do alto nível de criação plástica, se manifestam, por meio da arte. Os trabalhos fazem parte das Coleções de Jorge Mendes e Jorge Guedes, Irapoan Cavalcanti e Galeria Pé de Boi. Curadoria e cenografia de Jorge Mendes.

Obras propõem diálogo entre ancestralidade e o contemporâneo. Vítor Pastana/Divulgação

Logo na entrada da mostra, o público vai poder ver uma escultura de Dona Izabel Mendes, ceramista e símbolo de resistência, que transformou o barro em arte, abrindo caminhos para que as pessoas de sua comunidade tivessem um ofício e uma melhor qualidade de vida. “O nosso propósito é apresentar mestres da arte brasileira, onde a negritude, ancestralidade africana e contemporaneidade se manifestam através de suas obras e propõe um diálogo com o momento atual do Brasil, onde tentativas de censura, racismo e intolerância religiosa são diariamente vivenciados”, explica o curador.


‘Entre Fragmentos e Frestas’ representa artistas populares de diversas regiões do Brasil, que se unem, por meio da arte. Assim, através de suas esculturas em barro, traduzem momentos de sofrimento, de superação e de resgate de suas raízes. O público vai poder ver, ainda, trabalhos em madeira e pinturas em tela, que representam memórias da relação entre homens e animais. A natureza é representada, mesclando realidade e encantamento.


A sonorização também está presente, provocando uma imersão dos visitantes na exposição. Sons de atabaques, que ecoam em potes de barros, dão um tom especial à mostra. Neste espaço, há, ainda, esculturas dos mestres Didi e Wuelyton Ferreiro, com suas vivências relacionadas ao Candomblé e ao axé. Em paralelo, em outro ambiente, o público pode observar, entre frestas, pórticos de igrejas projetadas por Aleijadinho e referências ao barroco mineiro, presentes nos trabalhos de Maurino Araújo. Obras estas que dialogam com a religiosidade popular, de matrizes diversas.

Importante ressaltar que para garantir a segurança e a saúde dos visitantes e funcionários, por conta da pandemia da Covid-19, serão seguidos protocolos sanitários como a higienização das mãos com álcool em gel, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras e controle de acesso. A recepção do museu ganhou também um painel de acrílico para proteção dos visitantes e funcionários.

Serviço:

Exposição “Entre Fragmentos e Frestas”

Curadoria e cenografia de Jorge Mendes

Abertura: 9 de setembro (quarta-feira), a partir das 10h

Visitação: de 9 de setembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói-RJ

Telefone: (21) 2705-3929

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

*** Entrada gratuita


Programação de setembro


O Museu Janete Costa de Arte Popular preparou, para o mês de setembro, atividades no local, a serem transmitidos ao público pelo facebook do Museu - facebook.com /museujanetecosta/ e pelo instagram @museujanetecosta. Entre as atividades, show e oficinas variadas.


Programação:


Show de abertura da Exposição “Entre Fragmentos e Festas”, com a cantora Ella

Data: 9 de setembro

Horário: 18h

Onde: facebook

Mantendo a prática de ter shows nas inaugurações, no dia da estréia da exposição “Entre Fragmentos e Frestas”, vai ter um show musical, a ser transmitido no Facebook, com a artista Ella. A apresentação dialoga com a temática da exposição.


Ella Fernandes é cantora, atriz e compositora da cidade de São Gonçalo. Autora da canção “80 tiros”, versão de “Cálice”, de Chico Buarque, em que fala sobre o genocídio da população negra. Ella ganhou o Prêmio Ubuntu 2019 na categoria “artista multilinguagem”, por sua multiplicidade artística.

Personalidades Negras

Datas: 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de setembro

Horário: 15h

Onde: Postagem no Instagram

No mês de setembro, o Museu vai inaugurar a exposição “Entre Fragmentos e Frestas”, que tem o foco em artistas negros da Arte Popular. Em referência à mostra, será feita uma série biográfica de personalidades negras que tiveram grande relevância em suas áreas de atuação.

Arte Popular para Crianças

Transmissão ao vivo

Data: 19 de setembro

Sempre aos terceiros sábados de cada mês, o Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta o "Arte Popular Para Crianças", um programa que promove um encontro mensal entre as crianças e a arte, por meio de oficinas, atividades lúdicas e brincadeiras.


- Contação de história

Ana Acioli, estudante de Produção Cultural, e seu amigo César, vão realizar uma contação, com foco no momento pelo qual todos estão passando. O livro infantil fala sobre Omolu. O objetivo é transmitir a mensagem da cura, de renovação e da importância das forças da natureza. A história possui uma mensagem positiva e tem uma escrita acessível para as crianças.

Horário: 11h

- Oficina de Papel Marchê

O artista Fábio Francino, que possui uma de suas obras na coleção permanente do Museu, ensina como fazer a massa de papel machê.

Horário: 15h

- Oficina de cabeça quadrada

O artista Fábio Francino promove uma oficina de modelagem, utilizando papel machê para a criação de uma miniescultura.

Horário: 17h

Onde: facebook.


Oficina de Cordel

Transmissão ao vivo: facebook

Data: 24 de setembro

Horário: 17h

Buscando uma interação maior com o público, por meio das redes sociais, a artista Júlia Juazeira vai realizar uma oficina de cordel.


Julia é mulher artista nordestina. Escolhe a literatura de cordel como ponto de partida para sua pesquisa como quem vem de fora e está em um outro lugar. Busca entender e transformar a imagem desse indivíduo que chega e seus costumes.


Esta atividade faz parte da Primavera dos Museus deste ano, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de setembro, cujo tema é ‘Mundo Digital, museus em transformação’.

Mestre Vitalino

Onde: Facebook

Data: 26 de setembro

Tendo a intenção de ter uma atividade que dialogue a exposição permanente, serão publicados dois vídeos que se relacionam com a história do Mestre Vitalino.

- Animação sobre a trajetória do Mestre Vitalino

Horário: 15h

- Oficina de argila do Mestre Vitalino

Horário: 17h


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN



Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle