Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Niterói reduz o isolamento nesta segunda-feira


O prefeito Rodrigo Neves anunciou, em uma live, as novas medidas de flexibilização do isolamento social em Niterói

O prefeito Rodrigo Neves anunciou nesta sexta-feira (19) que, a partir de segunda-feira, dia 22, Niterói vai iniciar uma nova fase de flexibilização, com o funcionamento - ainda com restrições - do comércio de rua, alguns centros comerciais, abertura de alguns parques, de clubes e igrejas. Pelo sistema de cores estabelecido pela prefeitura, a cidade, que se encontra na faixa laranja (atenção máxima), depois de já ter saído da vermelha (risco máximo), agora vai passar para a amarela 2 (alerta máximo).

A mudança se baseia em métricas que levam em consideração vários fatores, como taxa de transmissão do vírus, recuperação dos pacientes, letalidade e ocupação de leitos. Niterói, segundo dados apresentados pelo prefeito, atingiu nesta semana a mais baixa taxa de ocupação de leitos e hoje teria apenas 35% de ocupação em suas redes pública e privada. Outro dado positivo da cidade é apresentar a mais baixa taxa de letalidade (4%) da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

As métricas usadas pela prefeitura indicam que a cidade está hoje com 7.63 pontos na escala que mede os níveis de gravidade da epidemia. A faixa amarela 2, que o município irá ingressar segunda-feira, está situada nesta escala entre 5 e 10 pontos. Abaixo de 5 pontos vem a faixa amarela 1, com o menor nível de gravidade do sistema de medição. Abaixo desta é a faixa verde, que significa um estado de normalidade a ser anunciado apenas diante da imunização proporcionada por uma futura vacina.

O que e como vai abrir

Apesar da flexibilização, as atividades que estão sendo liberadas deverão observar algumas restrições, como horários especiais de funcionamento e limites nas capacidades de atenimento, a fim de evitar aglomerações. Como forma de reduzir o rush e consequentemente a lotação dos meios de transportes, os estabelecimentos comerciais deverão funcionar em novo horário, das 12 às 20 horas.

Poderão funcionar comércios varejistas de rua, como lojas de roupas e de móveis, e centros comerciais abertos, como muitos que existem na Região Oceânica e em Pendotiba. Os shoppings com lojas internas ainda permanecerão fechados, mas os logistas poderão operar em sistema de drive-thru: as vendas são feitas por telefone ou pela internet, com a entrega das mercadorias no estacionamento do shopping, diretamente nos carros dos compradores.

Inicialmente apenas três parques públicos poderão abrir: Campo de São Bento, Horto do Fonseca e Parque Palmir Silva, no Barreto, que funcionarão das 10h às 20h30 apenas para atividades individuais. Os frequentadores deverão ter a temperatura aferida por funcionários municipais na entrada dos parques.

Os templos religiosos poderão funcionar com apenas 25% dos assentos disponíveis, enquanto clubes esportivos e recreativos estarão limitados a 50% da ocupação e de funcionários. A mesma regra vale para os estabelecimentos comerciais e educativos, como autoescolas e cursos profissionalizantes, que não poderão ultrapassar a metade da sua capacidade. Edifícios e atividades paisagísticas, assim como serviços financeiros e seguros só poderão atender até 30% da capacidade, com 25% de funcionários presentes.

Uma nova avaliação, segundo o prefeito, será feita no dia 1o de julho, quando, dependendo das condições da métrica, uma nova faixa – a amarela 1 – poderá ser alcançada, com a autorização de funcionamento de outras atividades. O uso de máscaras continua obrigatório

Boletim

Segundo boletim da Prefeitura de Niterói, a cidade tem 4.274 casos de Covid-19 confirmados em moradores, dos quais: 779 isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde, 3203 pacientes recuperados, 175 óbitos e 117 hospitalizados

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle