Niterói tem 233% da chuva prevista para o mês em 24h
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Niterói tem 233% da chuva prevista para o mês em 24h


Parte da encosta que sustenta uma passarela sobre a RJ-104, na subida da Caixa d'Água, desmoronou sobre a pista

A forte chuva que caiu em Niterói nesta terça-feira, 22, provocou o deslizamento de uma das encostas que sustenta a passarela sobre a RJ-104, no bairro Fonseca, na altura do hospital Getulinho, em Niterói. Técnicos da Defesa Civil do município foram acionados e interditaram a passarela. A equipe da Companhia Municipal de Limpeza foi até o local para retirar os entulhos. Em 24 horas, choveu o equivalente a 233,7% do previsto para todo o mês, de acordo com a média climatológica de setembro.


O deslizamento de terra não chegou a atingir veículos que trafegavam pela via, que é de grande movimentação. Agentes de trânsito orientaram o tráfego de veículos e parte de uma das faixas precisou ser interditado para o trabalho das equipes.


Esse foi apenas um dos transtornos registrados na cidade. A Estrada Velha do Baldeador foi interditada na tarde de hoje após a queda de uma árvore, na altura do bairro Cova da Onça. Por conta do incidente, ônibus da viação Brasília, linha 67, única linha que circula na região, não conseguiram chegar ao ponto final, nas margens da RJ-104.


Queda de árvore na Estrada Velha do Baldeador

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e a Geotecnia informaram que Niterói está em estado de Atenção desde as 10h25 desta terça-feira. Os maiores acumulados em 24 horas foram registrados em Itaipu (149,2 mm), Engenho do Mato (118,6 mm), Jurujuba (112,6 mm), Maravista (101,2 mm) e Preventório (96,0 mm).


Entre 11h e o meio dia, choveu o equivalente 58,7% do previsto para todo o mês, ainda de acordo com a média climatológica de setembro.  Devido às chuvas intensas, há registros de alagamentos em alguns pontos do Centro, Icaraí, Largo da Batalha, Charitas, São Francisco e Barreto. Até o momento, no entanto, não houve acionamento de sirenes.


Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão nas ruas, atuando em pontos de alagamento no Centro, Barreto, Fonseca, Icaraí e Charitas para melhorar o escoamento da água. Agentes da Nittrans estão orientando o trânsito.


Equipes da Defesa Civil foram acionadas para quatro ocorrências, nos bairros do Caramujo, Engenhoca, Engenho do Mato e Maceió. As equipes estão nos locais. Há registro de árvores caídas no Morro do Castro, Itaipu, Sapê, Boa Viagem, Itacoatiara e Centro.


Os maiores acumulados na última hora foram registrados nos bairros do Engenho do Mato (11,8 mm), Várzea das Moças (11,0 mm), Itaipu (10,6 mm) e Maravista (10,6 mm).


O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.


A Clin ressalta a importância de os moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas uma hora antes do início da coleta.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page