Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Nobel de Química vai para duas mulheres, por genoma



A Academia Real das Ciências da Suécia divulgou nesta quarta-feira (7) o Prêmio Nobel de Química de 2020 para as cientistas Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna pelo desenvolvimento do método de edição de genoma.

Em comunicado de imprensa, a academia informa que "Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna descobriram uma das ferramentas mais precisas de tecnologia de genoma: a tesoura genética CRISPR/Cas9. Através dela, os pesquisadores podem alterar o DNA de animais, plantas e micro-organismos com altíssima precisão." E ainda prossegue: "Esta tecnologia tem tido um impacto revolucionário nas ciências da vida, está contribuindo para novas terapias do câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias".

A tecnologia de "tesoura molecular" CRISPR/Cas9 permite modificar e corrigir diretamente as alterações associadas a doenças existentes no genoma, e tem grande potencial na medicina, alimentação, agricultura e meio ambiente.

O valor do Prêmio Nobel 2020 é de 10 milhões de coroas suecas (R$ 6,26 milhões). As cientistas vão receber cada uma metade deste valor.

Com a vitória de Charpentier e Doudna, o Prêmio Nobel 2020 já tem três mulheres laureadas. A primeira foi Andrea Ghez, premiada em Física, junto com outros dois cientistas por pesquisa em buracos negros.

Antes delas, cinco mulheres já haviam ganhado o Nobel em Química: Marie Curie (1911), Irène Joliot-Curie (1935), Dorothy Crowfoot Hodgkin (1964), Ada E. Yonath (2009) e Frances H. Arnold (2018).

Mulheres somam apenas 5% dos vencedores do Prêmio Nobel desde 1901

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle