Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

"O karma do PT" [Artigo de José Augusto Ribeiro]

Por José Augusto Ribeiro


A campanha de Martha Rocha, candidata do PDT à prefeitura do Rio conseguiu uma vitória judicial que pode revelar-se decisiva, com a liminar que obriga o Ibope a incluir seu nome, assim como o de Benedita da Silva, nas simulações de segundo turno.

​Na mais recente pesquisa, do Datafolha, Martha aparece com os mesmos 13% do prefeito Crivella, o que significa que tem rigorosamente tanta chance quanto ele de chegar ao segundo turno contra o ex-prefeito Eduardo Paes, que aparece em primeiro lugar. Em outras pesquisas, Martha aparece com a menor taxa de rejeição entre os candidatos viáveis e igualmente como a única entre os possíveis candidatos ao segundo turno a derrotar Eduardo Paes.

​Isso já provoca reações, e, por incrível que pareça, não ainda de iniciativa de Crivella ou de Eduardo Paes, mas do PT. Já que sua candidata, Benedita da Silva, está atrás de Martha Rocha nas pesquisas, o PT, infelizmente, prefere um segundo turno entre Eduardo Paes e Crivella a um segundo turno entre Eduardo Paes e Martha Rocha. Com isso o PT pretende uma hegemonia que nunca teve entre as forças progressistas e de esquerda no Rio, e corre o risco de uma grande perda em escala nacional.

​É o mesmo karma que o leva à insensatez de sua atitude na eleição de São Paulo, onde se obstina em manter a candidatura de Jilmar Tatto e recusa apoiar Guilherme Boulos, que pode perfeitamente chegar ao segundo turno depois do derretimento do bolsonarista Russomano. O caso de São Paulo consolida um dogma petista: ou o candidato é do PT ou é melhor que ganhe qualquer outro, não o candidato de outro partido do campo progressista, em São Paulo o PSOL, no Rio o PDT.

​Posição diferente e muito mais inteligente é a do PT de Porto Alegre, que apóia Manuela D’Ávila, do PCdoB, e tem até seu vice, Miguel Rosseto. Em Porto Alegre acontece uma virada exemplar em relação aos resultados da eleição municipal anterior, a de 2016.

Em 2016, Porto Alegre elegeu o prefeito Nelson Marchezan Jr., que se notabilizou por pedir tropas federais na cidade às vésperas do julgamento de Lula no TRF-4, sob o pretexto de que o PT planejava incendiar a cidade. Hoje, candidato à reeleição com todas as vantagens que isso confere, Marchezan está antecipadamente fora do segundo turno.

A virada de Porto Alegre em relação às vitórias da direita nas eleições municipais de 2016 e igualmente no desastre da eleição de Bolsonaro em 2018, poderia e ainda pode ser uma virada em escala nacional contra a barbárie bolsonarista (e a reeleição de Bolsnaro) com a possível eleição de Martha Rocha no Rio e de Guilherme Boulos em São Paulo.

O karma do PT, porém, nos conduz neste momento a uma virada inteiramente diferente. Se Bruno Covas, do PSDB, e Eduardo Paes, do Dem, forem reeleitos, quem sai ganhando para a eleição presidencial de 2022 não é Lula, é o Governador de São Paulo, João Dória.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle