Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

OEA para Bolsonaro: proteja os índios contra a Covid


Os yanomami estão entre os povos citados pela OEA que precisam de proteção do governo brasileiro

Uma comissão vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu nesta segunda-feira (20) ao governo do Brasil que tome medidas para proteger os povos yanomami e yekuana da disseminação da pandemia do novo coronavírus.

Em comunicado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da entidade concedeu 15 dias ao governo do presidente Jair Bolsonaro para descrever quais medidas foram adotadas, como a provisão de cuidados de saúde adequados, para proteger os meios de subsistência dos povos indígenas.

A comissão da OEA já havia sido instada a tomar uma posição, com uma questão sobre a possível exposição dos yanomami a garimpeiros ilegais que operam em suas terras indígenas.

"A comissão considera que [...] os direitos à vida, à integridade pessoal e à saúde dos membros dos povos indígenas yanomami e yekuana estão sob séria ameaça", afirmou o comunicado da Comissão da OEA.

A assessoria de imprensa do governo se recusou a comentar o assunto.

Recentemente, a Justiça brasileira também determinou que o governo Bolsonaro proteja os povos indígenas dos males da Covid-19, que os atinge mais fortemente diante da falta de proteção biológica e de infraestrutura de saúde próxima às suas aldeias.

Em várias oportunidades, Bolsonaro advogou pelo uso de terras indígenas para atividades de garimpo e mineração, fato criticado pelas lideranças indígenas.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle