Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

OMS reitera: cloroquina não tem eficácia contra Covid-19


O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou nesta quarta-feira (20) que a cloroquina e a hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada para o tratamento de coronavírus.

De acordo com Ryan, os dois medicamentos são produtos licenciados com uso indicado para muitas doenças, mas eles não têm sido "efetivos" para o tratamento da COVID-19, seja para pacientes já infectados ou para uso de maneira preventiva. O diretor de emergências da OMS também alertou para os "efeitos colaterais" das drogas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (18) que estava tomando cloroquina há mais de uma semana de maneira preventiva contra o coronavírus.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou diretrizes nesta quarta-feira (20) autorizando o uso de cloroquina e da hidroxicloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes com sintomas leves. Apesar de estudos apontarem riscos potenciais do uso do medicamento, a cloroquina é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e um dos pivôs da saída do então ministro da Saúde Nelson Teich.

Médicos não assinam

O texto divulgado pelo Ministério da Saúde com a aprovação do uso da cloroquina já a partir do primeiro estágio da doença não contém assinaturas de médicos ou técnicos do ministério, agora sob o comando de 17 oficiais das Forças Armadas nomeados pelo presidente Bolsonaro, defensor intransigente da mudança do protocolo para tratamento da Covid-19. O protocolo anterior, divulgado em 6 de abril pelo Ministério da Saúde, apresentava uma lista de profissionais de hospitais e associações médicas que participaram da elaboração do documento.


Com Sputnik Brasil

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle