Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

PDT abre temporada de convenções lançando Axel


Axel na convenção do PDT, que oficializou seu nome como candidato à sucessão de Rodrigo Neves em Niterói

O PDT saiu na frente e abriu, nesta segunda-feira (31/8), a temporada de convenções dos partidos em Niterói, quando as siglas lançarão oficialmente os nomes dos candidatos e seus vices à prefeitura, além das nominatas de candidatos a vereador. Sem maiores novidades, o partido do atual prefeito ratificou a coligação com o Solidariedade na chapa encabeçada por Axel Grael (PDT), tendo o vereador Paulo Bagueira (SDD), atual presidente da Câmara Municipal, como vice.


O nome de Bagueira foi confirmado pelo Solidariedade nesta terça-feira (01/9). A coligação PDT-SDD ganhou o apoio de outras legendas que não lançarão candidatura própria à prefeitura. São elas: PV, Cidadania, PT, PSB, Avante, PP, Rede, PL, PCdoB, PSC, MDB e PTB.


Também na terça-feira o Novo oficializou os nomes de Juliana Benício e Willie Silva, ambos do mesmo partido. O Novo optou por rejeitar verba do Fundo Eleitoral para a campanha e isso, segundo interlocutores, teria inviabilizado a coligação com outras siglas. Já o PSOL, lança o deputado estadual Flavio Serafini como cabeça de chapa no dia 8/9. Serafini terá como vice a professora da rede municipal de ensino Josiane Peçanha, da mesma legenda. O PSOL formou aliança com o PCB e com a Unidade Popular (UP).  


As convenções partidárias, realizadas pela internet em razão da pandemia, vão até 16 de setembro. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro; e o segundo, se houver, no dia 29 do mesmo mês. O prazo para o registro das candidaturas vai até 26 de setembro, quando começará a propaganda eleitoral no rádio, na TV e na internet.


As coligações poderão reduzir de 7 para 5 o número de postulantes ao cargo máximo municipal nestas eleições. Acordos ainda estão sendo costurados entre partidos e pré-candidatos. Até o dia da confirmação das chapas, mudanças poderão ocorrer.


Uma das coligações atualmente articuladas é entre o PSD do ex-deputado estadual Felipe Peixoto e o DEM do vereador Bruno Lessa. O DEM fará sua convenção juntamente com o PSDB no dia 11/8. Já o PSD, até o fechamento desta matéria, não havia definido a data. Uma aliança entre Bruno e Felipe no segundo turno é certa. No entanto, comenta-se nos bastidores que a junção das duas candidaturas em uma única chapa poderá acontecer já na disputa da primeira rodada das eleições, em torno do nome de maior expressão nas pesquisas internas.


O Podemos, que tem o delegado da Polícia Federal aposentado Antonio Rayol como pré-candidato a prefeito, também não definiu data para a convenção. O PSL, por sua vez, deverá confirmar Deuler da Rocha na convenção do dia 12/8. Membros do PSL querem selar uma aliança com o Podemos. Na verdade, uma manobra para reunir outros partidos bolsonaristas de extrema-direita — PTC, Patriotas e Republicanos — e fortalecer a candidatura de Deuler. Há, porém, um impasse. Antonio Rayol deixou claro que não aceita compor a chapa como vice de Deuler da Rocha.


Correndo por fora, o deputado Carlos Jordy (PSL), responsável pela pré-candidatura de Rayol no Podemos, poderá surpreender. Rumores dão conta que ele pretende mudar a configuração do jogo e lançar a própria candidatura, possivelmente anunciada no evento bolsonarista que acontecerá no dia 11 (um dia antes da convenção do PSL) no Canto do Rio, e que contará com a presença do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL). Resta saber se Antonio Rayol, nesse caso, topará ser o vice.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle