Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Prêmio Nobel de Literatura para poetisa americana


A poetisa norte-americana Louise Glück foi a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura anunciado nesta quinta-feira pela Academia Real das Ciências da Suécia. O prêmio foi dado por sua "inconfundível voz poética que, com beleza austera, torna universal a existência individual", como pontuou a academia.

Nascida em 1944, Glück é considerada uma das poetisas contemporâneas mais talentosas dos Estados Unidos, tendo já recebido diversos prêmios de prestígio, incluindo o Prêmio Pulitzer, um dos mais prestigiados do mundo.

William Logan, do "The New York Times", descreve assim o trabalho de Glück: "Resultado lógico de um certo tipo de verso confessional, faminto de adjetivos, reduzido a um conjunto nervoso de verbos, intenso, quase ultrapassado. Seus poemas são sombrios, difícil desviar o olhar deles".

Glück é a quarta mulher laureada com o Nobel neste ano. A primeira, Andrea Ghez dividiu o prêmio com dois cientistas por sua pesquisa em buracos negros. Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna, juntas, ganharam em Química pela descoberta do Crispr, método de edição do genoma.

O valor do Prêmio Nobel 2020 é de 10 milhões de coroas suecas (R$ 6,26 milhões). Devido a precauções tomadas pela proliferação da Covid-19, a academia optou por realizar a cerimônia neste ano sem a presença física dos vencedores.

Nobel da Literatura em números

Desde 1901, até hoje, ninguém foi premiado mais de uma vez.

Rudyard Kipling foi o mais jovem vencedor do prêmio. Em 1907, quando foi nomeado, tinha 41 anos de idade.

Já a mais velha foi Doris Lessing, com 88 anos quando foi premiada em 2007.

O Nobel de Literatura foi concedido a apenas 16 mulheres desde sua criação.

Nesta sexta-feira, será anunciado o Prêmio Nobel da Paz, o mais aguardado de todos, que tem entre os favoritos a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 17 anos.

O último prêmio, o de Economia, será anunciado na próxima segunda-feira.

Já foram conhecidos os de Medicina, Física, Química e Literatura.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle