Pré-vestibular social arrecada livros para estudantes
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Pré-vestibular social arrecada livros para estudantes

O Núcleo Independente Comunitário de Aprendizagem (Nica), no Jacarezinho, que oferece pré-vestibular social, está fazendo uma campanha de arrecadação de livros, cuja leitura será obrigatória para o vestibular da Uerj, previsto para acontecer em fevereiro e abril de 2021. Os clássicos das literaturas brasileira e estrangeira serão utilizados nos exames de qualificação e provas discursivas de língua portuguesa e literatura, além da redação.


Reprodução / Facebook

São 4 obras solicitadas: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto; “1984”, de George Orwell; “Sonetos”, de Luís de Camões; e “Assim na terra como embaixo da terra”, de Ana Paula Maia. O material arrecadado será distribuído aos alunos do projeto. Após a leitura, os livros serão passados adiante, em uma rede de apoio com o objetivo de atender o maior número de jovens possível.


Em tempos de pandemia, o acesso a livros físicos facilita a inclusão, de acordo com a coordenadora executiva e de comunicação do Nica, Bianca Peçanha.


"O livro físico é importante para que os alunos consigam absorver de fato a leitura. Poder tocar e folhear, sentir o livro, faz toda a diferença nesse processo de aprendizagem. A ideia é que sejam distribuídos kits contendo as 4 obras, para cada um dos 35 alunos do projeto", explica.


A Uerj, segundo ela, é muito procurada pelos estudantes da comunidade, não só pela proximidade ao Jacarezinho, mas também pelo fato de a universidade ser uma referência em políticas de assistência estudantil e inclusão social. A Uerj é uma das pioneiras na adoção de políticas de ação afirmativa e oferta de bolsas de auxílio aos alunos.


O Nica Jacarezinho é um projeto de educação antirracista, democrático e multicultural, que oferece aulas de alfabetização e atividades socioculturais. Uma das ações recentes do núcleo foi a campanha "4G para Estudar", que arrecadou verba para a compra de pacotes de dados para estudantes de todo o Brasil que não têm acesso à internet. A campanha foi feita em parceria com outros pré-vestibulares comunitários e atendeu cerca de 4,5 mil alunos em dez estados brasileiros.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page