Niterói intensifica medidas de proteção pessoal
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Niterói intensifica medidas de proteção pessoal


Funcionária faz a medição da temperatura corporal no saguão de entrada da prefeitura (Foto: Douglas Macedo)

Desde o início do período de isolamento social a Prefeitura de Niterói vem adotando medidas de proteção para seus funcionários e para os contribuintes que precisam acessar alguma repartição pública municipal. Os cuidados se intensificaram esta semana, com o processo de transição gradual para uma nova normalidade.  Por enquanto, apenas os serviços essenciais da administração pública estão funcionando. Nesses setores, funcionários considerados do grupo de risco foram afastados das atividades no início da pandemia ou estão trabalhando de casa.

Na sede da prefeitura, no Centro, foram instalados totens de álcool em gel e uma funcionária usa um termômetro digital para aferir a temperatura de cada pessoa na chegada ao local. Se alguém medir acima de 37 graus, é encaminhado a uma unidade de saúde municipal para atendimento médico. O local para a espera do elevador ganhou marcação no chão para garantir o distanciamento. Dentro dos elevadores, que agora transportam apenas cinco pessoas por vez, também há marcações no piso para que a distância seja mantida. Assim como nas ruas da cidade, o uso de máscara é obrigatório nas repartições e prédios municipais.

Nas instalações da área de Saúde os cuidados são ainda maiores. Afinal, esses locais recebem diariamente pessoas com sintomas da doença. A Fundação Municipal de Saúde capacitou todos os profissionais para enfrentar a pandemia e adquiriu Equipamentos de Proteção Individual para segurança dos trabalhadores. Na secretaria de Saúde houve readequação de funcionamento e escala de trabalho em alguns setores.

“Tomamos todas as medidas de segurança para nossos funcionários, não apenas das unidades de saúde, mas também do nível central. Realizamos as medidas de higiene e limpeza, mantendo um ambiente seguro para todos que frequentam a secretaria de Saúde e suas unidades assistenciais“, esclarece o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Conservação - A Secretaria Municipal de Conversação e Serviços de Niterói (Seconser) adaptou a rotina de trabalho de seus funcionários. Com a chegada do novo coronavírus, as atividades precisaram ser interrompidas em muitos setores e readaptada à nova realidade.

Segundo a secretária de Conversação e Serviços, Dayse Monassa, o cuidado com o ambiente de trabalho e os funcionários veio em forma de novas medidas de proteção.

“A aferição da temperatura e os totens de álcool em gel são mais uma forma de monitoramento e prevenção ao novo coronavírus. Estamos monitorando e redobrando o cuidado com nossos funcionários , sobretudo os que estão na linha de frente atuando na conservação da cidade desde o início da pandemia", comentou Dayse Monassa. A secretária ressalta ainda a obrigatoriedade da utilização de máscaras tanto na secretaria quanto nos serviços realizados nas ruas.

Na entrada da Seconser foram instalados totens de álcool em gel e um termômetro digital afere a temperatura de cada funcionário na chegada à unidade. Se alguém medir acima de 37 graus, é encaminhado a uma unidade de saúde municipal.

Prevenção - Todos os funcionários que continuam trabalhando recebem equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, e têm à disposição frascos de álcool gel. As instalações da Prefeitura de Niterói, assim como os espaços públicos e veículos utilizados no serviço público municipal estão sendo sanitizados regularmente.

Guarda Municipal – Na linha de frente da fiscalização do cumprimento das medidas de isolamento social, os guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) não dispensam os equipamentos de proteção individual. A Guarda Municipal, logo no início da quarentena, publicou as normas para afastamento do serviço em casos suspeitos de Covid-19. De acordo com o protocolo, qualquer agente que apresenta sintomas de gripe é afastado do trabalho, orientado a ficar em isolamento e procurar auxílio médico, caso necessário.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Niterói, que também tem seu pessoal diariamente nas ruas, segue o protocolo determinado pela Fundação Municipal de Saúde e colocou funcionários de grupos de risco em home office. Foi feita também uma escala diferenciada para não permitir aglomeração nas instalações do órgão.

Clin – O serviço de coleta de lixo não foi interrompido com a pandemia. Os garis receberam equipamentos de proteção individual e álcool gel para uso durante o trabalho. Assim como nos demais órgãos municipais, são afastados do serviço e monitorados aqueles que apresentem algum sintoma de gripe.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page