Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Procon faz novas autuações em fábricas de álcool em gel

Atualizado: Jun 27


Fiscais do Procon-RJ voltaram a fiscalizar várias fábricas de álcool em gel e fizeram autuações

A segunda fase da operação de fiscalização do Procon-RJ sobre a qualidade do álcool em gel foi realizada nesta sexta-feira (26/06) em cinco fábricas em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e nos bairros de Curicica e Irajá no Rio. Na primeira fase já foram apreendidos centenas de produtos cujos laudos do INCQS - FIOCRUZ deram insatisfatório.

Na operação de hoje o objetivo foi averiguar denúncias sobre requisitos de qualidade na fabricação e regularidade na comercialização dos produtos, além disso, verificar as providências tomadas em função de autuações anteriores. Desde o início da pandemia de COVID 19, o Procon-RJ vem recebendo e apurando denúncias sobre a qualidade do álcool em gel comercializado em alguns estabelecimentos e já havia recolhido amostras para realização de testes pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS, - laboratório da FIOCRUZ. As Fábricas Suissa e Proscience foram autuadas e junto com elas a Nova Radar, terão que fazer recall de produtos.

A Fábrica Suissa, autuada hoje, teve produtos recolhidos em 24 de abril e o retorno da equipe de fiscalização foi necessário após o laudo técnico do INCQS atestar como insatisfatório o rótulo e a concentração alcoólica dos produtos do lote 00087T. Esses resultados levaram à determinação de recall dos produtos com os problemas indicados. O fabricante informou que a fabricação do gel higienizante foi cessada em maio e deverá enviar para a autarquia em 72 horas a comprovação da nova rotulagem com os problemas resolvidos. Mais amostras de produtos foram recolhidas para nova testagem de teor etílico.

A outra fábrica que teve nova fiscalização após problemas no rótulo foi a Nova Radar, já autuada anteriormente pelo Procon RJ por problemas no rótulo do Gel Higienizante para Mãos, porém esse mesmo laudo atestou que a concentração alcoólica do produto estava correta, mas o fabricante, que afirmou ter parado a produção do gel higienizante, terá que enviar ao Procon-RJ numeração de possíveis lotes com o mesmo problema e iniciar recall destes lotes concomitantemente. No momento da fiscalização os produtos em fabricação não apresentaram problemas.

O produto que levou a fiscalização à Fábrica Musa, em Curicica, foi o Bacterian  Gel Higienizante Antisséptico para as mãos. No local não foram encontradas irregularidades e algumas amostras do produto foram recolhidas para envio ao laboratório. Na Proscience em Caxias, os fiscais foram informados que o álcool em gel antisséptico Bonita por Natureza não estava mais sendo fabricado desde o início do mês de junho. Entretanto, como não constava o nome do responsável técnico nos rótulos dos produtos a fábrica foi autuada e o recall dos produtos do lote 7165IP deverá ser realizado. As informações sobre demais lotes que não cumprem essa exigência deverão ser enviadas em 72 horas ao Procon-RJ, além da realização de recall também desses produtos.

O Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, determinou a continuidade das operações e a verificação de denúncias para garantir a segurança e a saúde dos consumidores fluminenses que compram álcool em gel. “Desde que começamos as operações de fiscalização nas fábricas e distribuidoras, e autuamos aquelas que não cumpriam os requisitos de fabricação, o número de denúncias e reclamações sobre a qualidade destes produtos reduziram bastante é isso não significa que nossas ações vão terminar: permaneceremos atentos para garantir a qualidade dos produtos nesse momento de pandemia.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle