Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Queimadas diminuíram: um fake oficial do governo


A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou uma fakenews, dizendo que "a área queimada em todo o território nacional é a menor dos últimos 18 anos". A informação falsa foi compartilhada pelos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e das Comunicações, Fábio Faria, genro de Silvio Santos, e caiu nas redes bolsonaristas como sendo uma notícia verdadeira "que a Globo tenta esconder".

A mensagem foi postada no sábado (26), no perfil da pasta em uma rede social: “Mesmo com os focos de incêndio que acometem o pantanal e outros biomas brasileiros, a área queimada em todo o território nacional é a menor dos últimos 18 anos. Dados do 'instituto nacional de pesquisas espaciais, o Inpe,' revelam que 2007 foi o ano em que o brasil mais sofreu com as queimadas.”

Só que a postagem da Secom, órgão responsável também pela publicidade do governo, desconsidera que os números de 2020 se referem aos oito primeiros meses do ano (janeiro a agosto), enquanto os dados dos outros anos consideram os 12 meses.

Os números do Inpe, órgão responsável pelo monitoramento das queimadas no Brasil, mostram que a área total de queimadas é de 121.318 quilômetros quadrados até agosto deste ano. Comparado a períodos de oito meses de anos anteriores, verifica-se que o Brasil teve uma área de queimadas maior que em 2008, 2009, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2018.

"Essa é uma falha muito óbvia, muito clara, na interpretação dos nossos dados. Não é correto você comparar o período de 8 meses, que é o que consta no nosso site na internet com os dados de outros anos relativos a 12 meses, levando em consideração que setembro, e mesmo outubro, são meses de muita incidência de fogo na região. Ou seja, a maior parte das queimadas ocorre nessa fase, como nós estamos acompanhando, e eliminar esses dados dos cálculos, não sei, é muito estranho, pra não usar uma palavra mais ofensiva", disse o coordenador do programa de queimadas do Inpe, Alberto Setzer - de acordo com o G1.

O porta-voz do Greenpeace no Brasil, Rômulo Batista, afirma que, infelizmente, esse tipo de publicação não é uma surpresa vindo do atual governo.

"A gente tem que lembrar que, primeiramente, ele tentou desqualificar os dados do Inpe. Mas, como esses dados são públicos e acessíveis pro escrutínio de qualquer pessoa, ele agora manipula os dados, tentando esconder a verdade: que o Pantanal, a Amazônia, o próprio Cerrado, enfim, o Brasil todo está em chamas", disse.

Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, diz que o desmatamento está descontrolado e o governo tenta esconder os números.

"Se o governo pegasse metade da energia que ele usa pra produzir dados falsos (fakenews) e colocasse esse esforço pra combater o desmatamento na Amazônia e as queimadas no Pantanal, talvez a gente já tivesse boa parte do problema resolvido. Nesse momento, nós temos as queimadas 200% maiores no Pantanal, e na Amazônia esse número é 12% maior. Portanto, não existe redução. O que tá acontecendo é que o Brasil tá sendo consumido pelas chamas".

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle