Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Queimadas no Pantanal: fumaça chega ao Rio de Janeiro


Imagem de satélite mostra fumaça cobrindo o Pantanal e entorno - parte chega ao Rio (Divulgação/ CIMSS/SSEC)

As consequências dos grandes incêndios que atingem o Pantanal durante o mês de setembro já começam a se espalhar pelo país e populações de outros estados já sentem os efeitos das queimadas.

A fumaça na região de Mato Grosso se tornou tão grave que fez com que o avião no qual viajava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tivesse que arremeter antes de pousar na cidade de Sinop, nesta sexta-feira (18).

Uma nuvem de fumaça avança sobre o estado de São Paulo. A nuvem que foi deslocada por ventos deixa o céu mais escuro, como se estivesse com o tempo nublado. Esses reflexos das queimadas na região do Pantanal devem atingir também o Rio de Janeiro neste sábado (19), de acordo com o Climatempo.

O fenômeno virá acompanhado de uma frente fria, que deve ser mais forte que as anteriores registradas na capital fluminense.

A frente fria que chegará ao Rio de Janeiro é continental — não apenas passa pelo mar, como também chega pelo continente, transportando a fumaça da Região Centro-Oeste.

Os meteorologistas alertam que o fenômeno não deve ser tão grave como o que aconteceu na Califórnia, quando a fumaça de incêndios florestais fora de controle fez com o que o céu de cidades como São Francisco ficasse encoberto e com tonalidade laranja.

Quando o vento traz a fumaça das queimadas até uma área onde existem nuvens de chuva pode ocorrer o fenômeno chamado de "chuva escura".

Na sexta-feira (18), a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) informou que na quinta (17) moradores de municípios do Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina registraram a água da chuva com coloração diferente.

"A água da chuva contaminada pode conter compostos tóxicos, portanto alguns cuidados devem ser tomados se for realizar a captação em cisternas para consumo humano ou animal", alertou o coordenador de monitoramento e alerta da DCSC, Frederico de Moraes Ruthorff.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), setembro de 2020 bateu o recorde histórico de queimadas na região. O Pantanal já registrou ao menos 5.603 queimadas, número quase três vezes acima da média para o mês.




Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle