Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Racismo: homem negro é espancado até a morte em supermercado Carrefour

Atualizado: Nov 21


O Dia da Consciência Negra, de Zumbi dos Palmares, reservou uma cena brutal para mostrar a todos os brasileiros o racismo latente que ainda perdura no País. Um homem foi espancado até a morte por dois seguranças brancos na porta de um supermercado da rede Carrefour, no bairro Passo D'Areia, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como no caso ocorrido em setembro nos EUA, no estado da Georgia, quando um homem negro foi agredido por um policial branco com vários socos no rosto, e sobreviveu, João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agarrado pelas costas por um segurança e agredido por outro - um deles, policial militar - com diversos socos na cabeça, como mostram vídeos que circulam em redes sociais.

As agressões teriam ocorrido após Beto, como ele é chamado por familiares e amigos, ter discutido com uma funcionária enquanto passava as compras pelo caixa. No momento da morte, a mulher dele ainda estava terminando de pagar as compras.

Os agressores foram presos e vão responder por homicídio doloso.

A princípio, achava-se que João Alberto, pelas imagens do vídeo, havia sido espancado até a morte. Mais tarde, o Instituto Geral de Perícias do RS (IGP-RS) informou que análises preliminares apontam para asfixia como causa da morte. A polícia investiga, se depois do espancamento, os seguranças asfixiaram João Alberto, como no caso de George Floyd, em Mineápolis, nos EUA, em março, que provocou protestos antirracistas em várias partes do mundo.

O jogador Richarlisson, que joga no Everton, da Inglaterra, e na Seleção Brasileira, que tem se destacado também por suas manifestações públicas na luta contra o racismo, publicou uma mensagem nas redes sociais com um protesto:

"Parece que a gente não tem saída...Nem no dia da Consciência Negra. Aliás, que consciência? Mataram um homem negro espancado na frente das câmeras. Bateram e filmaram. A violência e o ódio perderam de vez o pudor e a vergonha. George Floyd, João Pedro, Evaldo Santos foram em vão?"

O Carrefour se manifestou através de uma nota pública:

"Sobre a brutal morte do senhor João Alberto Silveira Freitas na loja em Porto Alegre, no bairro Passo D’Areia: O Carrefour informa que entrará com uma queixa-crime contra os responsáveis. Também romperá o contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão. O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será desligado. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família para dar o suporte necessário.

O Carrefour lamenta profundamente o caso. Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível e não aceitamos que situações como estas aconteçam. Estamos profundamente consternados com tudo que aconteceu e acompanharemos os desdobramentos do caso, oferecendo todo suporte para as autoridades locais."

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle