Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Reino Unido: traficante de escravos jogado no rio


Neste domingo (7), manifestantes de um protesto contra o racismo, em Bristol, Reino Unido, derrubaram uma estátua de um traficante de escravizados do século XVII.

Em meio a um protesto no Reino Unido, em solidariedade às manifestações estadunidenses contra o racismo após o assassinato de George Floyd, manifestantes derrubaram uma estátua do traficante de escravizados, Edward Colston, que viveu entre 1636 e 1721. A movimentação foi publicada em vídeos nas redes sociais:

Os manifestantes derrubaram a estátua e depois rolaram o monumento até um rio que corta a cidade britânica. Em seguida, despejaram a estátua no rio.

Edward Colston fez fortuna no final do século 17. Estima-se que ele tenha transportado 84 mil homens, mulheres e crianças negociados como escravos na África ocidental – 19 mil morreram na jornada para o Caribe e para as Américas.

A estátua em tributo ao escravocrata havia sido erguida em 1895. A homenagem sofria críticas fazia muito tempo, tendo sido alvo de diversos manifestos públicos para removê-la da praça pública.

Os protestos que continuam nos Estados Unidos contra o racismo e a violência policial foram deflagrados após o assassinato de George Floyd. O homem negro foi asfixiado por policiais que pressionaram suas costas e pescoço até sua morte. A ação policial foi filmada e viralizou, gerando revolta nos EUA.

Diversas manifestações semelhantes ocorrem na Europa tanto em capitais como cidades menores. É o caso de Paris, Londres, Lisboa, Madrid, Barcelona e Amsterdã.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle