Reitora da UFRJ representará AL em comitê global
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Reitora da UFRJ representará AL em comitê global


Denise Pires de Carvalho será a representante da América Latina | Foto: Rodrigo Fortes (Coordcom/UFRJ)

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, foi eleita representante da América Latina para integrar o comitê diretor da Rede Talloires de Universidades Engajadas (Talloires Network Steering Committee, em inglês), coalizão global que reúne 410 reitores e gestores universitários de 79 países que se comprometeram a fortalecer as responsabilidades sociais de suas instituições. É o maior consórcio do mundo focado especialmente no envolvimento universitário em questões da sociedade.

Junto com outros 13 líderes, a reitora da UFRJ estará na equipe diretora até dezembro de 2023. Quem coordena a entidade global é Anthony Monaco, presidente da Universidade Tufts (EUA) e ex-gestor de planejamento e recursos da Universidade de Oxford (Inglaterra). A Rede Talloires tem entre seus objetivos identificar e reconhecer publicamente universidades engajadas, reforçar compromissos institucionais com práticas, estruturas e políticas de engajamento cívico e construir uma comunidade internacional para compartilhar práticas e facilitar a reflexão rigorosa e crítica sobre essas experiências. “Estamos animados com as ações que nossas universidades membros estão realizando para enfrentar e superar a pandemia do coronavírus e os desafios relacionados. Continuamos a expandir a diversidade e o alcance de nossos programas em colaboração com novos parceiros de financiamento de longo prazo. O comitê diretor é um ingrediente essencial para o sucesso da Rede. Os membros da equipe diretora atuam como embaixadores da Rede, moldando ativamente sua direção estratégica e as prioridades do programa. Estamos extremamente entusiasmados com a nova energia, perspectivas e experiência que nossos novos membros trazem para a nossa causa comum – construir um movimento global de instituições de ensino superior engajadas civicamente”, destaca Monaco.

Além de Denise, chegam como novos integrantes do comitê diretor do consórcio de universidades: Vincent Chang, vice-chanceler da Universidade Brac (Bangladesh); Verity Firth, diretora executiva da Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália); Mathew Johnson, presidente da Albion College (Estados Unidos); Peter Mathieson, vice-chanceler da Universidade de Edimburgo (Escócia); Kate Morris, coordenadora nacional do Campus Engage (Irlanda); Victor Ngonidzashe Muzvidziwa, vice-chanceler da Universidade Estadual de Midlands (Zimbábue); e Nieves Segovia, presidente da Instituição Educativa SEK (Espanha).

Entre as centenas de instituições afiliadas à Rede estão a Universidade Harvard (EUA), Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul), Universidade de Valladolid (Espanha) e Universidade de Melbourne (Austrália). “Foi uma honra ter sido eleita, uma honra à UFRJ fazer parte deste grupo que pretende discutir e fortalecer a missão social das universidades no mundo todo. É um comitê que discutirá questões muito importantes como a fome, o racismo estrutural e a opressão de gênero. São questões fundamentais para o futuro da humanidade. Pretendo não só representar a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Brasil, mas também a América Latina, onde precisamos avançar muito contra a desigualdade social e a pobreza e ajudar, em termos técnico-científicos, a estudar o que as mudanças climáticas causarão no mundo, no futuro próximo, com relação a doenças emergentes. Enfim, é uma grande honra, e espero representar bem os países latino-americanos e projetar ainda mais a UFRJ para o mundo”, conclui Denise.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page