Rio começa a vacinação descentralizada em idosos
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Rio começa a vacinação descentralizada em idosos


Dona Haimee, 99, foi a primeira a chegar no campus da Uerj e tomou a vacina (Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio)

O município do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (1º) a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 99 anos. Até o dia 27 de fevereiro, vão receber as doses pessoas a partir de 80 anos. A imunização está sendo feita de forma bem descentralizada, em 236 clínicas da família e centros municipais de saúde, além de postos no sistema drive-thru, segundo a prefeitura, para evitar filas e aglomerações.

No campus da Uerj, a vacinação no sistema drive-thru começou às 9h. Desde às 8h, a família de dona Haymee de Lima Figueiredo, de 99 anos, já estava no local, sendo a primeira da fila.

"É um dia muito especial. A gente estava esperando por esse momento. E ser a primeira da fila ainda é mais emocionante", disse Haymee.

Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, em cada dia desta primeira semana haverá uma idade específica até chegar os idosos acima de 95 anos, ou seja, na terça-feira (2), serão vacinados aqueles com 98 anos; na quarta-feira (3), os que possuem 97 anos; na quinta-feira (4), os com 96 anos, e assim se seguirá nos outros dias. O idoso que for se vacinar precisa levar seu documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.

Drive-thru

Entre os postos de drive-thru, o maior, com capacidade para imunizar mais de mil pessoas por dia, foi instalado na Universidade de Estado de Saúde, no bairro do Maracanã, Zona Norte da cidade. Neste local, as vacinas serão aplicadas das 9h às 15h, de segunda a sexta. Nos outros postos drive-thru, o funcionamento será aos sábados, das 8h às 12h, nas policlínicas Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz e Guilherme Manoel da Silveira em Bangu; no Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande; e no Parque Olímpico, na zona oeste. Há drive-thru ainda no Sambódromo, região central do Rio, na Cidade Universitária e no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Botafogo, na Zona Sul; no Parque Madureira e no Estádio do Engenhão, na Zona Norte.

Vacinação simbólica

No domingo, o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, participaram da cerimônia no Palácio da Cidade que marcou o início da vacinação de idosos. As estrelas do ato foram o ator e dublador Orlando Drumond, de 102 anos, o Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, e o compositor, cantor, pesquisador de MPB, artista plástico e, baluarte e presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira, Nélson Sargento, de 96 anos.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, garantiu que a cidade tem doses suficientes para esta etapa de vacinação. “A gente tem as vacinas aqui no Rio para o início dessa etapa dos idosos”, afirmou, acrescentando que a vacinação simbólica foi um momento muito emocionante para toda a sociedade. “Para quem vai poder vacinar seus avós, seus pais, sua família. Infelizmente, eu não pude. Perdi minha avó por Covid-19”.

Para os idosos acamados e que não podem ser deslocados até um local de vacinação, a recomendação é procurar no Onde Ser Atendido a unidade de referência e entrar em contato para informar. A equipe fará o cadastro e passará as orientações sobre a vacinação, que deverá ser feita na residência.


Confira as datas e os públicos desta etapa da vacinação

1º (segunda-feira) – Pessoas a partir de 99 anos

2 (terça-feira) – Pessoas com 98 anos

3 (quarta-feira) – Pessoas com 97 anos

4 (quinta-feira) – Pessoas com 96 anos

5 (sexta-feira) – Pessoas com 95 anos

6 (SÁBADO) – PESSOAS A PARTIR DE 95 ANOS

8 (segunda-feira) – Pessoas com 94 anos

9 (terça-feira) – Pessoas com 93 anos

10 (quarta-feira) – Pessoas com 92 anos

11 (quinta-feira) – Pessoas com 91 anos

12 (sexta-feira) – Pessoas com 90 anos

13 (SÁBADO) – PESSOAS ENTRE 90 E 94 ANOS

15 (segunda-feira) – Pessoas a partir de 89 anos

16 (terça-feira) – Pessoas com 88 anos

17 (quarta-feira) – Pessoas com 87 anos

18 (quinta-feira) – Pessoas com 86 anos

19 (sexta-feira) – Pessoas com 85 anos

20 (SÁBADO) – PESSOAS ENTRE 85 E 89 ANOS

22 (segunda-feira) – Pessoas com 84 anos

23 (terça-feira) – Pessoas com 83 anos

24 (quarta-feira) – Pessoas com 82 anos

25 (quinta-feira) – Pessoas com 81 anos

26 (sexta-feira) – Pessoas com 80 anos

27 (SÁBADO) – PESSOAS ENTRE 80 E 84 ANOS

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page