Rio de praia, cerveja, malhação e futebol na pandemia
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Rio de praia, cerveja, malhação e futebol na pandemia


Depois de liberados jogos de futebol, lojas e shoppings, começa nesta quinta-feira (2) a terceira fase do plano de reabertura do Rio de Janeiro que permite que bares e restaurantes sirvam clientes nas mesas e que os cariocas pratiquem atividades na areia e em academias. Estúdio de tatuagem e depilação, tintura de cabelo e cafezinho nos salões de beleza também estão autorizados. Ao anunciar a abertura, o prefeito Marcelo Crivella disse, no entanto, que há regras a cumprir: os procedimentos sanitários e as "regras de ouro" para evitar, se for possível, a propagação da Covid-19.

O prefeito explicou nesta quarta-feira (1) que a flexibilização se tornou possível, segundo ele, pelos "bons resultados" dos indicadores aperados pela Secretaria Municipal de Saúde.

"Não há nada que celebrar, mas estamos nessa luta desde março. Sem sombra de dúvida, a baixa demanda de leitos de UTI e de enfermaria e o número de óbitos, que está estabilizado, nos mostram que tivemos um pico tenebroso em maio e que, depois, caímos para os patamares dos dias atuais", declarou Crivella, acrescentando que a cidade tem "desemprego e crise econômica, de antes até da pandemia, e precisamos voltar às atividades".

Os resultados da pandemia na capital fluminense nesta quinta-feira apresentam 58.615 casos confirmados (50,1% do total do estado) e 6.689 mortes (64,7% do total do estado) por Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

Regras para bares e restaurantes

- Mesas organizadas com distanciamento de dois metros entre elas, de preferência, em espaços abertos, como varandas e calçadas.

- No espaço interno, limite de 50% do número total de mesas.

- Sem o sistema self-service.

- Sem música ao vivo.

- Horário máximo para o funcionamento até as 23h, tanto nas áreas internas como externas.

- Uso de máscara obrigatório tanto para clientes como para funcionários.

- Máscara só pode ser retirada exclusivamente nos momentos de refeição.

Regras para o comércio

- Limite de público de 1/3 da capacidade total (4 m² por pessoa), respeitando o distanciamento de dois metros entre as pessoas.

- Horário reduzido, das 11h às 17h.

- Shoppings continuam com horário reduzido, das 12h às 20h.

- Praças de alimentação nos shoppings podem abrir, seguindo as regras dos restaurantes e o mesmo horário dos shoppings, das 12h às 20h.


Regras para as academias

- Horário integral, com agendamento pelos frequentadores.

- Distância de 3 metros por pessoa.

- Aulas de natação, com hora marcada.

- Aulas de luta e dança, sem contato físico.

- Proibidos: saunas, piscinas (exceto para aula de natação), kidsroom e spa. No crossfit, que está permitido, o que não pode é usar equipamentos de difícil higienização, como pneus e corda naval.

- Uso de máscara obrigatório.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page