Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Rio libera quase geral: futebol, bares, restaurantes...


Governo do Rio liberou o funcionamento de 50% dos shoppings centers e de centros comercias (Fotos públicas)

Com um decreto publicado no fim da noite desta sexta-feira (5), em edição extra do Diário Oficial, o governador Wilson Witzel determinou o início à flexibilização do isolamento social no Rio de Janeiro, num momento em que o estado acumula 63.066 casos confirmados e 6.473 óbitos pelo novo coronavírus. Na capital, o prefeito Marcelo Crivella defendeu nesta sexta-feira a volta à normalidade após 70 dias de isolamento: “é um imperativo as atividades voltarem”, afirmou.

A partir deste sábado (6) estão autorizados pelo governo estadual a volta do futebol e outros esportes de alto rendimento - sem público - e a reabertura de igrejas e parcial de bares e restaurantes - com limite de 50% da capacidade - e shoppings centers e centros comerciais - das 12h às 20h, com 50% da capacidade, inclusive as praças de alimentação (áreas de cinema e recreação permanecerão fechados).

O governo diz que as decisões foram baseadas em dados que indicam a redução da pandemia no estado. Saiba mais do que está liberado:

- Equipamentos e pontos turísticos, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, também estão autorizados a abrir para o público, respeitando o limite de 50% de sua capacidade de lotação.

- Organizações religiosas podem funcionar, desde que seja observada a distância de 1 metro entre as pessoas;

- Parques, para a prática de esportes, desde que não haja aglomeração;

- Atividades esportivas individuais ao ar livre, inclusive em praias e lagoas, preferencialmente próximo à residência;

- Atividades culturais de qualquer natureza no modelo drive-in;

- Feiras livres de produtos de gênero alimentício, com restrições como distância de barracas de 1 metro e disponibilização de álcool 70%;

- Retorno gradual do transporte intermunicipal de passageiros.


Protocolos e segurança

Todos os estabelecimentos abertos devem seguir protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias:

- Assegurar a distância mínima de 1 metro entre as pessoas;

- Disponibilizar álcool em gel 70%;

- Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários.

Restrições prorrogadas

O decreto também prorrogou algumas medidas restritivas até 21 de junho:

- Aulas presencias das redes de ensino estadual, municipal e privada;

- Atividades coletivas em cinemas, teatros e afins;

- Funcionamento de academias de ginástica;

- Visita a unidades prisionais, inclusive aquelas de natureza íntima;

- Visita a pacientes diagnosticados com a Covid-19, internados na rede pública ou privada;

- Permanência em praias, lagoas, rios e piscinas públicas.

O decreto determina também o funcionamento de alguns setores do comércio e da indústria em horários específicos para evitar aglomerações:

- Comércio de produtos essenciais: da 0h às 23h59

- Indústria e serviços: das 9h às 17h

- Comércio varejista, exceto shoppings: 11h às 19h

- Construção civil: 7h às 15h

Achatamento da curva

Para a elaboração do decreto, o governo diz que levou em consideração os dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde, como a redução do número diário de óbitos e das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Segundo o governo, no final de abril, mais de 1,5 mil pessoas aguardavam por leitos de enfermaria e UTI no estado. Atualmente, esse número caiu para pouco mais de 100, com tempo de espera de regulação de cerca de 2 dias.

"Outro dado importante é a redução de números de casos da Covid-19 por data de início de sintomas. Somente no dia 1º de maio, foram registrados 2.042 pacientes com coronavírus, marca que é o pico desde o início da pandemia. No dia 31 de maio, foram apenas 86 casos. Já para óbitos, o pico aconteceu no dia 4 de maio, com 172 óbitos ocorridos nessa data. No fim de maio, também no dia 31, foram 39. Também em queda, a taxa de incidência de casos no estado terminou o último mês com 109 casos para cada 100 mil habitantes", diz a nota do governo.

"Os dados fazem parte do Boletim Epidemiológico, que foi lançado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta sexta-feira (05/06) e que pode ser consultado através do site www.saude.rj.gov.br. O boletim, que será atualizado periodicamente, apresenta ainda, pela primeira vez, o perfil dos pacientes mais acometidos pela doença. Os óbitos, por exemplo, em sua maioria, são de homens (57,17%) com idades entre 60 e 79 anos, sobretudo em pessoas com comorbidades como cardiopatia, hipertensão arterial e diabetes, asma, obesidade e pacientes imunodeprimidos", informa ainda a nota.

Transportes

O Governo do Estado também também determinou o retorno gradual do transporte intermunicipal de passageiros a partir deste sábado (6).

O transporte intermunicipal coletivo estava interrompido desde o início das medidas de isolamento social em março. A medida "visa atender às demandas sociais e econômicas, tendo em vista a flexibilização progressiva do isolamento social adotada por diversos municípios", acrescenta a nota.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle