Rotary Clube de Niterói Praias Oceânicas
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Rotary Clube de Niterói Praias Oceânicas


Coluna de Juber Baesso

Presidente da ANL


Por Mariney Klecz*

Rodeada por garbosas e imponentes montanhas, orlada por lindas e agradáveis praias, contemplada com duas belas lagoas. Este o aconchegante cenário que recebeu o ROTARY CLUBE DE NITERÓI PRAIAS OCEÂNICAS: a região oceânica de Niterói.

Foi nos idos de 1985 que o Praias Oceânicas começou a ser delineado. O antigo Distrito de Rotary Internacional englobava os Rotary Clubes da parte sul do Estado do Rio de Janeiro.

Na divisão daquele Distrito, foi criado o Distrito 4750 que tinha como Governador Distrital o Dr. José Danyr Siqueira do Nascimento. Este, recebendo a orientação internacional de que deveria criar novas células rotarianas, convocou companheiros do Rotary Clube de Niterói e Rotary Clube de Niterói Leste que, nas pessoas de Eraldo Xavier de Brito, Antônio Moreira e José França Conti trabalharam na estruturação do novo clube.

Após várias reuniões, e convites aos profissionais de vários setores e empresários da região, em 22 de setembro de 1986 o Rotary Clube de Niterói Praias Oceânicas recebeu sua Carta Constitutiva do Rotary Internacional como nº 24053.

Ao longo dos quase 34 anos de sua existência, o Praias Oceânicas tem se projetado na comunidade e no distrito como uma das mais atuantes células na prestação de serviços (vide Campanha Hepatite Zero e Campanha de Vacinação em 2019), desenvolvimento comunitário (junto a instituições carentes na região) e amizade internacional.

Para se entender o que significa ROTARY basta lembrar o lema deste ano rotário (cada ano traz um novo lema): “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”. ROTARY é, antes de tudo, DOAÇÃO: de atenção, de ações de solidariedade e de companheirismo.

Um pouco da história do ROTARY:

O jovem advogado Paul Percy Harris, num passeio a pé após um jantar na casa do advogado Bob Frank, em 1900, tem a inspiração de aglutinar um grupo de profissionais que estivessem disponíveis para compartilhar amizades, companheirismo e a colaboração mútua.

Em 23 de fevereiro do ano de 1905, uma quinta-feira invernosa, ocorreu a primeira reunião, para discutir a ideia de se fundar uma organização, tendo como participantes, além de Paul Harris, o comerciante de carvão Sylvester Schiele, o alfaiate Hiram Shorey e o engenheiro de minas Gustavus Loehr. Foi considerada a reunião de fundação do Rotary e ocorreu no escritório de Loehr, situado no centro de Chicago.

Em 8 de março, ocorreu a segunda reunião, no escritório de Paul Harris, estando presentes Harry Ruggles, dono de uma gráfica e considerado “o 5º rotariano’’, William Jensen, corretor de imóveis, e Albert L. White, fabricante de pianos. Na terceira reunião, que ocorreu no escritório de Schiele, foi escolhido adotar o nome “Rotary’’, visto que o grupo havia mudado de local por três vezes. Também nessa reunião Sylvester Schiele foi escolhido o primeiro presidente.

Foram presidentes de Rotary Internacional os brasileiros: ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA (Presidente 1940/41) | Associado ao Rotary Club de São Paulo, ERNESTO IMBASSAHY DE MELLO (Presidente 1975/76) | Associado ao Rotary Club de Niterói, pertencente ao nosso Distrito e PAULO VIRIATO CORRÊA DA COSTA (Presidente 1990/91) | Associado ao Rotary Club de Santos.

Hoje, o Rotary Clube conta com mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.

Vitalidade no dinamismo de suas ações, perseverança em seus objetivos, flexibilidade em suas decisões e a facilidade de se manter atual são as características do Rotary Clube de Niterói Praias Oceânicas que prioriza o companheirismo como mola propulsora de suas realizações.

Além das duas reuniões mensais realizadas nas primeira e terceira quartas-feiras do mês (no Restaurante Turus à Estrada Francisco da Cruz Nunes nº 2549, às 19:30 h), há reuniões domiciliares para descontração e divertimento.

Mariney Klecz é atual presidente e o Dr. Juber Baesso será o presidente no período 2020/2022.


*MARINEY KLECZ

Paranaense da cidade de Apucarana. Graduada em Geografia pela UFF; Pós-graduada em Planejamento Ambiental pela Queen’s University of Belfast (Irlanda do Norte). Escreve poesias, contos e textos infantis de conteúdo ecológico. Pertence às instituições: ALRON, G.A.R.IN.PO, Cenáculo Fluminense de História e Letras e ELOS Clube - Niterói. Cofundadora do CLARON – Centro Literário e Artístico da Região Oceânica de Niterói.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page